OS VALENTES FORJADOS POR DEUS PRESERVARÃO A COLHEITA!

(Jz 6.1-12)

 

Deus nos levará a colheitas tremendas, mas, em muitos casos, será necessário mexer em nossas vidas, para que não as percamos ou as vejamos sendo roubadas de nós. A exemplo do que fez com Gideão, Ele nos introduzirá num outro nível de posicionamento espiritual, onde não só colheremos abundantemente, como também impediremos que nossa colheita seja roubada ou destruída pelo inimigo.

No texto, vemos que Israel estava oprimido pelos midianitas há 7 anos, porque fizeram o que era mau perante o Senhor. Há 3 aspectos importantes aqui quanto à opressão:

 

a) O PECADO DA NAÇÃO abre a porta para os OPRESORES agirem no povo, trazendo: opressão, escravidão, medo, debilidade, terror, insegurança ao povo.

 

b) A OPRESSÃO traz para o homem uma IMAGEM BAIXA DE SI MESMO Mostra a fraqueza do homem.Leva-o para a escuridão das covas e cavernas do medo (v.2).

 

c) A OPRESSÃO traz SURDEZ ESPIRITUAL. O povo clama a Deus, mas não ouve Deus (v. 7-10).

 

QUANDO O SENHOR RESOLVE AGIR ELE NÃO PRECISA DE UMA NAÇÃO INTEIRA!

 

Ele pode agir através de poucos; até através de um só homem! Lança mão da minoria e abençoa a maioria! O Senhor quer usar você! Talvez você se ache o menos capaz, o mais tímido, o mais covarde. Mas ainda assim Ele quer usar você para uma grande colheita! Aleluia! Ele sabe como você está e quer colocar Suas mãos em você para transformá-lo num valente conquistador de Deus. Ele quer que o tempo da opressão na sua vida, família, células, finanças e ministério seja encerrado hoje! AS 4 AÇÕES DE DEUS NA FORMAÇÃO DE UM VALENTE.

 

1ª) O SENHOR QUER AGIR NO QUE VOCÊ PENSA (v. 11-13) 

As experiências externas podem afetar nossos pensamentos e conceitos. Gideão tinha um pensamento errado de si mesmo, porque a sua mente estava afetada pelas imagens de opressão que ele via. Por causa daquelas imagens, sua mente carregou-se de pensamentos terríveis e paralisadores.

Muitos estão assim. Por causa das imagens de morte e destruição à sua volta (família, finanças, sonhos, profissão etc), têm um pensamento errado de si mesmos. Deus quer mudar seu conceito pessoal, seu pensamento pequeno e limitador. Quer mudar a imagem pessoal negativa que você tem.

Nossa mente é carregada pelos nossos pensamentos e isto afeta o que dizemos, fazemos e esperamos. Deus quer nos confrontar com nossos pensamentos pequenos. Então, o Senhor chega até você e diz: “O Senhor é contigo homem (mulher) valente!”

Ele quer que você pense como Ele pensa. Para Ele você é valente e sua colheita será tremenda! Aleluia! Aos olhos do Senhor, Seus escolhidos não estão sós, são fortes e vitoriosos. Enquanto você se imaginar um derrotado, fracassado, jamais será um valente conquistador. 

 

2ª) O SENHOR QUER AGIR NO QUE VOCÊ PODE (v.14)

Tamanha era a opressão, que Gideão sentia-se impotente, fraco, incapaz. Seus pensamentos pequenos o limitavam e suas palavras o acorrentavam.

Muitos estão assim, achando-se incapazes, mesmo na presença do Senhor. Não têm uma imagem de Deus tão clara, quanto têm da opressão que estão vivendo! Ele é a sua força!

Por isso nEle você pode todas as coisas! Por essa razão, hoje Ele vai a você e diz: “Vai nessa tua força e livra tua casa, tuas células, tuas finanças, tua saúde, teus sonhos da mão dos opressores, porque sou Eu que estou te enviando!” O Senhor é a sua força, por isso você pode tudo nEle que lhe fortalece (Fp 4.13). Não é no seu braço, mas no braço de poder e justiça de Deus!

 

3ª) O SENHOR QUER AGIR NO QUE VOCÊ É (v.15-16)

A opressão faz as pessoas olharem para suas limitações, seu passado, sua condição social, financeira e intelectual e duvidarem de quem são em Cristo. Às vezes a opressão gera dúvidas quanto à identidade da pessoa.

Muitos cristãos até duvidam da sua identidade em Cristo! Sou realmente nova criatura? Fui regenerado pelo Senhor? Sou realmente filho(a) de Deus? Tenho herança em Canaã? Sou vencedor?

O Senhor não diz que haverá vitória ou derrota por causa do seu passado ou família. Ele diz: “Já que Eu estou contigo, ferirás os midianitas como se fossem um só homem!” Quando estamos com Ele, valemos por milhares e a vitória é certa.

Ao fazer aquela oferta pacífica (de paz, bem-estar e comunhão com Deus), Gideão estava adorando ou se entregando a Deus (v. 18-21). A oferta pacífica o representava e a pedra (rocha) representava Cristo. Colocar a oferta sobre a pedra representa o derramar-se de Gideão sobre Cristo. O Senhor espera que nos entreguemos a Ele. Devo colocar-me em Cristo (na Rocha) para desfrutar a paz e o bem-estar em Deus. Quando nos derramamos sobre Cristo, o fogo do Senhor consome o que somos, purificando-nos. Nestas condições a adoração é restaurada e uma aliança com o Senhor é estabelecida.

 

4ª) O SENHOR QUER AGIR NO QUE VOCÊ TEM (v. 23-24)

Ao fazer aquela oferta pacífica (de paz, bem-estar e comunhão com Deus), Gideão estava adorando ou se entregando a Deus (v. 18-21). A oferta pacífica o representava e a pedra (rocha) representava Cristo. Colocar a oferta sobre a pedra representa o derramar-se de Gideão sobre Cristo.

O Senhor espera que nos entreguemos a Ele. Devo colocar-me em Cristo (na Rocha) para desfrutar a paz e o bem-estar em Deus. Quando nos derramamos sobre Cristo, o fogo do Senhor consome o que somos, purificando-nos. Nestas condições a adoração é restaurada e uma aliança com o Senhor é estabelecida.

Depois de consumido pelo fogo do Senhor, a velha mentalidade é destronada e se passa a ter firmeza e segurança. Não mais derrota, nem medo, nem a morte, nem a opressão. Passa-se a viver a aliança com o Senhor: tem-se paz, coragem e vida!

O Senhor nos diz: “Paz seja contigo! Não temas! Não morrerás!” Como um valente, você se levanta para resgatar sua herança das mãos dos opressores, sem medos, complexos, dúvidas. Sua colheita se ampliará, em nome de Jesus.

 

No amor do Senhor da Colheita Ampliada.

Aps Aurelio Jesus Santos e Susana M. B. Santos.

 

PERGUNTAS PARA A REFLEXÃO CELULAR:

1-O inimigo tem entrado em seu território e destruido toda colheita que o Senhor lhe dá?

2-Das quatro ações de Deus para formar um valente em quais delas você precisa crescer?

3-O que você efetivamente fará, a partir de agora, quanto a colher e não mais perder a colheita?

Todos os direitos reservados a Igreja Missionária Manancial

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • MANANCIAL
  • MANANCIAL

Desenvolvido por PLENA PRODUÇÕES