A PALAVRA DE DEUS TEM PODER PARA MUDAR A MINHA REALIDADE! (Lc 5.1-7) 
 
 Nesse texto bíblico vemos mais uma das ricas experiências que os discípulos viveram com Jesus. Seguramente o contexto era de frustração e desânimo. Pedro e seus sócios (Tiago e João) estavam lavando suas redes de pesca após uma noite inteira de atividades infrutíferas no mar. Seria mais uma manhã rotineira na vida deles, se não fosse pelo fato de nada terem pescado naquela noite. É evidente que, como pescadores experimentados, devem ter conduzido aquela pescaria debaixo de muita habilidade e conhecimento profissional. No entanto, toda aquela capacitação não foi capaz de livrá-los do amargo o insucesso.  Conosco também é assim. Muitas vezes, colocamos em ação toda a nossa competência e experiência em determinados projetos ou desafios, mas acabamos por colecionar o insucesso. Em muitos casos, por causa das debilidades e fragilidades pessoais, rotula-se aquele insucesso como um tremendo fracasso, o que atrai desânimo, desesperança, desistência e, até, inadimplência em relação a outras áreas ou projetos.  O fato é que se não tivermos a assistência do Espírito Santo, dificilmente estaremos preparados para administrar tais perdas e insucessos. Eis a razão de muitos abandonarem a fé e/ou desistirem de buscar as promessas de Deus. Não poucas vezes, tais pessoas transformam-se em murmuradores e infamadores das promessas de Deus. Pessoas assim dificilmente tocarão no sobrenatural de Deus.  Mas com Pedro, nesse episódio, foi diferente. Apesar da sua realidade de uma péssima pescaria, ele inclinou seus ouvidos para o Senhor Jesus, entrando num dos moveres sobrenaturais mais ricos e expressivos. Na verdade, a palavra de Jesus para ele foi capaz de mudar a sua realidade de insucesso para uma inquestionavel e verdadeira vitória. A palavra de Jesus mudou a realidade de Pedro e de seus companheiros. 
 
POR QUE A PALAVRA DE DEUS MUDA A NOSSA REALIDADE?  Porque sendo a Verdade, ela tem todo o poder da Verdade. A vida de Verdade está na Palavra de Deus. A Palavra do Senhor veicula todo o poder de Deus necessário para que ela se cumpra. Ela traz em si mesma tudo o que necessita para produzir aquilo para o quê Ela foi designada.  As realidades são temporais, por isso podem ser mudadas, alteradas. Elas existem, podem ser detectadas e até medidas, mas não são eternas. Só a Verdade é eterna e absoluta; nEla não há variação, nem dúvida, pois é santa e perfeita. 
 Decidir andar pelas circunstâncias e realidades é uma opção que muitos fazem, tornando-se pessoas circunstanciais, reféns dos relatórios e impressões de suas almas. Por isto, ora são perfeitos vencedores, ora são tremendos derrotados e desistidos. Só a Verdade aplicada pode mudar uma realidade adversa. 
 
QUANDO A PALAVRA DE DEUS MUDA UMA REALIDADE?  Quando, independentemente das realidades e circunstâncias adversas à nossa volta, decidimos nos mover pela Verdade. Para vermos nossa realidade adversa mudada, não nos basta saber que a Verdade existe e que Ela é a Palavra de Deus. Não! É preciso que a Verdade revelada no contexto da nossa realidade seja colocada em prática. Ela precisa sair do território da mente ou intelecto e ser aplicada ou enraizada no nosso coração.  A Verdade é viva, porque Ela traz a vida que pode mudar as nossas realidades, a vida do próprio Senhor. A Verdade é o poder de Deus liberado na vida dos que creem em Jesus Cristo. E é exatamente esse Poder que muda as nossas realidades adversas na mais perfeita expressão da Verdade. Pedro estava diante de uma tremenda encruzilhada e precisava fazer sua opção; ou continuava “curtindo” um dia de má pescaria ou tomava a direção da vitória. Para que a verdade, que é o próprio senhor, possa mudar minhas realidades, eu preciso de pelo menos duas atitudes: 
 
1- CRER NA VERDADE:  A fé é fundamental. Sem fé na Verdade, jamais a Verdade poderá transformar minhas realidades. A base de toda a operação sobrenatural de Deus em minha vida, contexto e história é a fé na Verdade.  Pedro simplesmente creu que a palavra de Jesus era a Verdade que ele precisava para mudar radicalmente o seu dia e a sua história. No seu diálogo com Jesus, Pedro não se mostrou cego à sua realidade de insucesso e fracasso e foi categórico: “Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos”. No entanto, logo a seguir, Pedro liberou a palavra-chave que o introduziu no território da fé e do sobrenatural de Deus: “mas sob a tua palavra lançarei as redes”!  O “mas” de Pedro fez toda a diferença e mostrou a sua fé na Verdade. Às vezes, o nosso “mas” retrata a nossa incredulidade (por exemplo: sei que Deus pode tudo, mas não acho que vá operar a meu favor). Nossos “mas” precisam denunciar que há uma realidade adversa, mas que a Verdade tem poder para transformá-la. 
 
2- OBEDECER À VERDADE: 
 Pedro não argumentou com Jesus. Ele simplesmente obedeceu e pronto! É sempre assim que deve acontecer com os que querem ver realidades adversas sendo mudadas pelo poder da Verdade. Pedro não questionou Jesus por tê-lo mandado repetir o que havia feito por uma noite inteira sem sucesso.  Quando disse que lançaria as redes sob a palavra de Jesus, estava dizendo que abria mão do seu conhecimento de pescador experimentado, para se mover debaixo do poder realizador e sobrenatural da Verdade. Ao obedecer a Jesus, Pedro decidiu operar com os braços da fé e não só com os braços do pescador experiente. Ao obedecer a Jesus, Pedro também decidiu lançar ao mar, junto com as redes de pescador, as malhas da esperança naquEle que não pode falhar.  Obediência é ao mesmo tempo uma resposta e um respaldo da nossa fé em Jesus. A obediência neutraliza o poder dos argumentos, da desistência e da incredulidade, colocando-nos no território do sobrenatural. Sem obediência à Palavra do Senhor, a nossa fé fica esteril e nossa realidade permanece a mesma!  Hoje o Senhor desafia você a experimentar uma tremenda mudança pessoal, a fim de que suas realidades adversas sejam mudadas pelo poder da Verdade. Renuncie a toda e qualquer atitude de incredulidade. Peça perdão a Deus pelas vezes em que você aplicou o “mas” para denunciar a sua incredulidade quanto ao poder transformador que a Verdade possui.  Chega de se mover na Terra baseado nas circunstâncias e realidades adversas, que tanto limitam a operação de Deus em sua vida, história e contexto. Dê um salto de fé, tome posse da promessa ou decreto de Deus a seu respeito, publique tal palavra em cima da sua realidade e, pelos braços da fé, puxe a rede da esperança. Lembre-se que o Deus da promessa é Fiel e não pode falhar.  Entenda que o Senhor que promete é o mesmo que traz a provisão para que a promessa se cumpra. Pois eu creio que antes de mandar Pedro lançar as redes ao mar, Ele ordenou que os peixes se posicionassem para esperar as redes de Pedro. Creia que agora mesmo, de forma sobrenatural, sua realidade pode estar sendo mudada pela Verdade de Deus.    No amor do Senhor da família. 
 
    Aps Aurelio Jesus Santos e Susana M. B. Santos. 
 
PERGUNTAS PARA A REFLEXÃO CELULAR: 1- Suas realidades atuais sugerem que só por um milagre você as vencerá? 2- Você crê que a Palavra de Deus tem poder para transformar suas realidades adversas na Verdade de Deus a seu respeito? 3- Você tem uma Palavra de Deus a respeito dessas realidades? 
4- Com base na pastoral, o que você efetivamente fará, a partir de agora, quanto a mover-se na Verdade e não nas realidades à sua volta

Todos os direitos reservados a Igreja Missionária Manancial

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • MANANCIAL
  • MANANCIAL

Desenvolvido por PLENA PRODUÇÕES