QUEM DEUS USA NO CAMINHO DA BÊNÇÃO PARA SER UMA BÊNÇÃO NAS MÃOS DE DEUS?

(Atos 3.1-10)

 

 

Deus quer fazer de você uma grande bênção na Terra e não só abençoar você. Muitos querem ser tremendamente usados por Deus, mas, em geral, as coisas não acontecem como eles gostariam. Precisamos saber que o nosso Senhor quer, efetivamente, que a Sua Igreja seja vista na Terra como uma extensão do Seu ministério e como objeto de louvor a Ele, pela sua maneira singular de existir. Por isso, uma vez que somos o Corpo de Cristo na Terra, devemos nos liberar para sermos usados por Ele sempre que Ele desejar.

Pedro, João e os demais apóstolos e irmãos da Igreja do primeiro século não eram super-homens, eram homens como nós, porém o Senhor os usava de uma forma espetacular. O grande êxito do ministério deles estava no fato de que eles tinham um estilo de vida bem diferente de muitos de nós: eles viviam numa profunda dependência do Espírito Santo e com o firme propósito de glorificar ao Senhor em suas vidas e ações. Olhando para aquela experiência de Pedro e João vemos que eles, como qualquer cristão que queira ser usado tremendamente por Deus, trilhavam o caminho típico dos que são abençoadores e que não querem somente ser abençoados.

Analisando o caminho que Pedro e João seguiram, vejamos cinco sinais do cristão que Deus usa para ser uma bênção:

 

1- DEUS USA QUEM, NO CAMINHO, BUSCA A COMUNHÃO COM ELE.

Quanto mais eu estiver em Deus, tanto mais de Deus estará em mim! Comunhão com Deus é a palavra-chave para quem quer ser usado por Deus. Pedro e João estavam indo ao templo para orar! O propósito deles era estar na presença de Deus, em comunhão com o Pai. Oração é uma das atividades que mais nos aproximam de Deus.

Se você não tem tempo ou determinação e perseverança para estar em comunhão constante com Deus, querer ser usado por Ele é uma grande utopia. Há muitos cristãos que querem ser bênção nas mãos de Deus por meio de atividades religiosas meramente ritualísticas, por meio do ativismo religioso, sem saber exatamente o que Deus quer que seja feito. Não são as nossas ações religiosas que dizem que somos usados por Deus, mas sim o fato de estarmos fazendo o que Deus quer que façamos. O que lhe caracteriza como uma bênção nas mãos de Deus não é tanto como você age, mas como você reage ao poder e ao governo de Deus em sua vida!

 

2- DEUS USA QUEM, NO CAMINHO, É SENSÍVEL ÀS NECESSIDADES ALHEIAS À SUA VOLTA.

No caminho do templo, Pedro e João encontraram o necessitado que pedia esmolas. Coxo significa deformado e esmolar, no original, significa pedir misericórdia. No caminho da bênção o Senhor nos mostrará os necessitados, deformados por toda sorte de problemas e clamando, de muitas maneiras, por misericórdia, isto é: clamando para que os seguidores de Cristo ajam como o próprio Senhor Jesus agiria naquelas situações – com um coração misericordioso.

Muitos cristãos não conseguem ver a glória e o poder de Deus, nem ser usados por Deus, porque não têm um coração misericordioso, porque não param diante dos necessitados para que Deus tenha a oportunidade de usá-los como Ele gostaria. Se você quer ser usado por Deus precisa pedir ao Pai um coração misericordioso – o coração de Jesus!

 

3- DEUS USA QUEM, NO CAMINHO, TEM SEUS CONCEITOS E VALORES MUDADOS POR ELE.

O pedinte tinha um critério de valores mundano, baseado no dinheiro da esmola. Sua vida e sobrevivência dependiam do ato de esmolar, de consolidar sua deformidade e explorá-la socialmente. Muitos dos transeuntes daquela época, provavelmente Pedro, João e os demais apóstolos, tinham os mesmos valores e agiam conforme os mesmos paradigmas. Um dos paradigmas mais fortes da religiosidade daquela época (e da nossa também!) é o de que dar esmola caracteriza uma vida espiritualmente correta e aceita por Deus. É o dar esmola pela esmola, o que caracteriza vaidade e orgulho espiritual.

Ver as necessidades ao nosso redor é uma coisa, mas agir para mudá-las é outra totalmente diferente: é uma questão de mentalidade! Depois que o Espírito Santo encheu a vida de Pedro e João no cenáculo (Atos 2.1-4), seus valores e princípios de fé mudaram, seus paradigmas religiosos foram quebrados e eles puderam agir de forma espiritualmente correta, atraindo a glória de Deus para aquela situação aparentemente imutável. Se não tivermos a mente transformada pelo Senhor, para vivermos os verdadeiros valores do Reino de Deus, dificilmente seremos usados por Deus de forma a atrair a Sua glória para a Terra em meio às adversidades. Precisamos sair do jugo desse espírito da religiosidade que tanto tem esfriado e matado a fé de muitos cristãos, tornando-os desistidos e incrédulos quanto ao propósito de Deus a seu respeito.

 

4- DEUS USA QUEM, NO CAMINHO, TEM CORAGEM DE MOSTRAR CRISTO ATRAVÉS DA SUA VIDA.

Quem quer ser usado por Deus precisa parar de dizer “não olhe para mim, olhe para Cristo” e ter a coragem de dizer “olha para mim”! Pedro e João chamaram a atenção daquele homem dizendo: “Olha para nós”! Não peça para as pessoas procurarem Cristo no céu, nem na cruz (porque ela está vazia! Aleluia!); peça para verem Cristo em você!

Nós somos os representantes de Cristo na Terra. Dentre outras coisas, Jesus será visto em nós através do nosso caráter, do nosso estilo de vida santo, dos nossos relacionamentos, da expressividade da nossa fé, da nossa paixão pelos perdidos, do nosso cuidado das almas que ganhamos para Jesus. Sem uma vida de santificação e consagração ao Senhor, jamais testemunharemos Cristo e dificilmente seremos usados por Ele.

 

5- DEUS USA QUEM, NO CAMINHO, CRÊ NO SEU PODER E NA MANIFESTAÇÃO DOS SEUS SINAIS E MARAVILHAS.

Ser usado por Deus implica em estar disponível para que Ele flua com poder através de nós. É estar preparado para, a qualquer momento, ser usado para que o poder gerador de milagres e maravilhas de Deus entre em operação.

Pedro e João estavam se dirigindo ao templo para orar e não para fazer milagres; aparentemente seria mais um momento de oração e comunhão com Deus, no entanto, Deus estava preparando algo especial para aquele dia, a manifestação do Seu sobrenatural. Quem quer ser usado por Deus precisa discernir que atos repetitivos de fé não devem ser vistos como rotina enfadonha, mas como atos de perseverança na busca de comunhão com o Pai e que podem atrair, a qualquer momento, a glória e o poder de Deus através de milagres, sinais e maravilhas!

Você que quer ser usado por Deus, está preparado para tal? Sua vida está trilhando o caminho da bênção? Se não, é tempo de se arrepender e se ajustar ao caminho que outros trilharam antes de nós, como Pedro e João, e viram a glória de Deus! O mundo precisa de homens e mulheres que se disponham a ser o que o Senhor quer que eles sejam! Eu e você fazemos parte deste exército! A multidão de perdidos espera por nós para ver Cristo na Terra!

 

No amor do Senhor do altar e da bênção.

 

                                                               Aps Aurelio Jesus Santos e Susana M. B. Santos.

 

 

 

PERGUNTAS PARA A REFLEXÃO CELULAR:

 

  • Há promessas de Deus que ainda não foram conquistadas por você? Cite uma ou duas.

  • Você entende que ser uma bênção nas mãos de Deus é uma grande promessa que precisa ser conquistada?

  • O que você efetivamente precisará fazer a partir de hoje para ser usado por Deus de forma especial e promover a Sua glória na sua família, ministério, trabalho, escola etc?

Todos os direitos reservados a Igreja Missionária Manancial

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • MANANCIAL
  • MANANCIAL

Desenvolvido por PLENA PRODUÇÕES