Discipulado Aberto

 

27/04/2015

 

DA CAVERNA PARA O ÊXITO!
(1 Samuel 22.1-2)

 

 

Davi estava vivendo momentos de crise e aperto. Era fugitivo de Saul. Já havia sido ungido rei sobre Israel, mas, porque tinha a revelação de submissão à autoridade, não queria tocar na autoridade nem na unção de Saul, por isso fugia dele. Numa dessas fugas foi para Gate e, tendo sido descoberto como o grande guerreiro Davi, ficou com medo de Aquis, rei de Gate, e fez-se de louco. Vendo-o assim, o rei Aquis o desprezou (1 Sm 21.10-15). Então, saindo dali, Davi foi refugiar-se, esconder-se na caverna de Adulão. Era um ungido de Deus, mas estava acuado. Na verdade, era um líder, mas as circunstâncias à sua volta o estavam amedrontando, oprimindo e levando-o a esconder-se e desistir de perseverar.

 

Um dia, porém, algo novo aconteceu em sua vida: Deus o desafiou no seu esconderijo! Entraram na “sua” caverna seus familiares e cerca de 400 homens muito especiais. Eram pessoas com as quais poucos gostariam de conviver, pois não se via perspectiva para eles. Estavam derrotados e fracassados, execrados do convívio com seu povo. Porém, apesar de ser o lugar dos desistidos e fugitivos, algo tremendo aconteceu naquela caverna. A unção que estava sobre Davi falou mais alto do que a voz das circunstâncias à sua volta e diz o texto que “ele se fez chefe deles”. A partir daquele momento, começou uma nova fase na vida de Davi. Deus o estava arrancando das profundezas da caverna, para viver o tempo de uma tremenda liderança.

 

ONDE ESTÃO OS LÍDERES QUE DEUS QUER USAR?

Estão em todo lugar!  Deus levanta lideranças nos lugares mais esquisitos. Onde ninguém imagina que possa se levantar uma liderança, ali Deus manifesta seu poder e levanta alguém para fazer uma diferença tremenda.

 

Não são os lugares e nem as circunstâncias que vão impedir Deus de levantar líderes. Não importam as adversidades. Deus olha para os seus ungidos e espera que eles se manifestem no tempo oportuno, expressando tudo aquilo que o Senhor os chamou para realizar. Não importa o tipo de caverna em que você se meteu, Deus pode arrancá-lo de lá e levá-lo a cumprir todo o Seu propósito em relação a você!

 

Deus quer usar a todos os que nEle crêm! Sobre cada santo de Deus há uma unção para atrair o poder do Senhor e arrancar das cavernas da vida todo aquele que está precisando ver a glória do Todo-Poderoso, inclusive os ungidos de Deus. O Senhor Jesus disse que coisas maiores que Ele fez nós faríamos. Aleluia!

 

Estamos debaixo de uma tremenda unção de conquista e liderança, capaz de levantar líderes valentes e ousados, mesmo nas cavernas mais escuras da vida. O Senhor nos plantou na Terra para exercermos influência do Reino de Deus sobre a vida das pessoas à nossa volta. Ele quer usar sua vida para arrancar das cavernas os que estão em aperto, os amargurados e os endividados, tanto material como espiritualmente. Creia que há muita gente esperando você se levantar para dar-lhes direção, para mostrar-lhes o caminho a seguir, arrancando-as das cavernas nas quais estão se refugiando. Você é essa pessoa especial que Deus quer usar na Terra, para a glória do Seu nome.

 

CARACTERÍSTICAS DO LÍDER QUE SE LEVANTA PARA FAZER DIFERENÇA?

Olhando para a vida de Davi e de outros líderes que Deus usou tremendamente, vemos pelo menos TRÊS características fundamentais além da :

 

a) UNÇÃO:

Ter a unção é muito importante. O líder que quer ter êxito na caminhada precisa reconhecer e respeitar a unção que está sobre sua vida. É preciso que o ungido deixe a unção fluir em sua vida, impactando-o, quebrando os jugos contrários, arrancando os seus argumentos errados e gestando a mentalidade de líder capaz de ser usado por Deus para fazer diferença, mesmo nas situações mais adversas.

 

Muitos estão debaixo da uma tremenda unção de conquista, mas não a reconhecem, nem se submetem a ela, por isso não rompem no êxito. O ungido precisa andar como um ungido: em submissão e obediência ao Senhor da unção! A unção traz nobreza. Todo ungido de Deus é um nobre na Terra. Enquanto não nos movermos como nobres e ungidos na Terra, jamais veremos o resultado da unção que está sobre nós. A unção não é tudo, mas não desvalorize a unção de Deus que está sobre você!

 

b) VISÃO:

A unção quebra jugos e amplia a nossa visão espiritual. O homem e a mulher de Deus, que quer êxito em sua caminhada, precisa ter diante de si um sonho de Deus, uma visão clara da conquista. Sem um norte para se deslocar, jamais se chegará a lugar algum. Quando Davi olhou para aqueles homens, ele não viu quatrocentos homens-problemas, o que ele viu foram quatrocentos homens valentes e nobres. Davi viu o que ninguém havia visto: uma possibilidade de mudança para cada um deles e para a situação que eles viviam.

 

Certamente Davi não se levantou para liderá-los sem um projeto de mudança para eles. O líder que quer alcançar o êxito precisa ter uma visão de Deus, algo que tenha o poder de mexer com suas entranhas, suas atitudes e seu futuro. Sempre que Deus quer fazer algo na Terra, Ele libera uma visão ou sonho daquilo para alguns de Seus filhos e espera que eles se movam na direção da conquista daquele sonho.

 

c) DECISÃO:

Capacidade de decidir segundo os propósitos de Deus é algo que não pode faltar na vida de um líder que busca o êxito. Não basta ser ungido e ter uma visão ou sonho de Deus, nem ter estratégias e métodos eficientes, é preciso decidir ser um êxito nas mãos de Deus. Muitos não alcançam o êxito por falta de decisão pessoal de alcançá-lo!

 

Em muitos casos, o discípulo deixa de tomar a decisão de ser um sucesso, por causa do medo, insegurança, incredulidade, procrastinação, feridas emocionais. Saiba que, via de regra, o tamanho da sua conquista é proporcional ao tamanho da sua decisão. Grandes conquistas demandam decisões importantes e firmes. O Senhor nos unge, capacita, dá sonhos, visões e estratégias de conquista, mas a cada um de nós cabe a decisão de sermos um êxito nas mãos de Deus.

 

Decida agora mesmo ser tudo aquilo que Deus planejou para você – um discípulo com uma liderança de muito êxito. Seja intenso com o Senhor e decida viver 100% de todo o projeto de Deus a seu respeito. Decida se deixar usar pelo Senhor e fluir na unção que está sobre sua vida. Decida ser um fator de diferença na sua geração e, como um nobre em sua cidade, transforme-se num tremendo ganhador e consolidador de multidões para Jesus.

 

No amor do Senhor do Altar.

 

Aps Aurelio Jesus Santos e Susana M. B. Santos.

 

 

PERGUNTAS PARA A REFLEXÃO CELULAR:

  • Você tem consciência de que Deus quer usar você para realizar coisas nobres na Terra?

  • Qual o sonho ou visão de Deus a respeito de seu chamado? Você está funcionando na direção da realização desse sonho ou visão de Deus?

  • Você está se escondendo em alguma “caverna de Adulão”? Por qual motivo?

  • O que você fará, a partir de agora, quanto a caminhar na realização dos propósitos de Deus a seu respeito?

  • Ore com os participantes da célula para que você saia da caverna para um chamado de êxito.

Todos os direitos reservados a Igreja Missionária Manancial

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • MANANCIAL
  • MANANCIAL

Desenvolvido por PLENA PRODUÇÕES