A MESA – LUGAR DE PROVISÃO E RELACIONAMENTOS PROFUNDOS COM DEUS!

(Êx 25.23-30)

 

Todo reino tem um rei e todo rei tem um trono, o lugar onde o rei se assenta para exercer seu governo e autoridade, para julgar e deliberar. Trono é o símbolo da realeza, nobreza, autoridade e regência. À presença do rei, no trono, vão muitas pessoas: os amigos e até os inimigos.

 

Deus é Rei! E como tal tem seu trono, alto e sublime, lugar de santidade, nobreza, temor, reverência e tremor. Diante do trono do Grande Rei devem estar todos os seus filhos (príncipes e princesas) e, um dia, também estarão todos os inimigos, para juízo. Mas há um lugar muito especial onde nosso Deus se assenta, um lugar muito importante, para onde só vai os amigos e convidados especiais, porque é lugar de amizade e profunda comunhão. Este lugar é a mesa do Rei.

 

A MESA DO GRANDE REI

Ela é santa e só os santos se assentam nela. A mesa de Deus é o lugar que Ele reserva para estar com seus amigos, para os que estão em aliança com Ele. Só os amigos de Deus se assentam na mesa com Ele, porque nela os lugares já estão reservados e determinados por Ele para Seus amigos. Para cada amigo Deus tem um lugar específico na Sua mesa, que ficará vazio até que aquele amigo se assente. Saul estabeleceu lugares à sua mesa e percebeu a ausência de Davi (1 Sm 20.27). Jesus, em Emaús, só Se revelou aos discípulos na mesa, na hora do partir do pão (Lc 24.30-31). Jesus Se revela a nós quando nos assentamos com Ele à sua mesa.

]

A mesa do Rei é lugar de separação para se estar em comunhão com Ele e com os outros convidados. Como adoração é a separação pessoal para uma comunhão profunda com o Senhor, adorar é estar assentado à mesa do Senhor. É na adoração que os fiéis se aproximam entre si e ao Senhor, porque todos estão assentados à mesa. Na mesa, o Senhor mesmo nos alimenta do Seu pão, tornando-se o canal para nos encher dEle e, assim, nos manter santos. O apóstolo Paulo não se contentou com a conversão e passou três anos no deserto da Arábia, na mesa de Deus, nutrindo-se dEle e santificando-se para servi-lO (Gl 1.15-18).

 

MOMENTOS ESPECIAIS QUANDO ESTAMOS À MESA COM DEUS

Tudo o que tenho e sou é em Cristo. Isto é mistério de Deus e Deus é Quem vai revelar para mim. Deus me revela o mistério (que é Cristo), à medida que me assento à mesa com Cristo. Cristo em nós é o mistério.

Cristo plantado em mim haverá de reproduzir-Se na minha vida e na vida dos meus discípulos. Para tal preciso de três momentos específicos na mesa com Deus: LEITURA da Palavra, MEDITAÇÃO na Palavra e ORAÇÃO na Palavra. Vivendo esses três momentos na mesa com Deus, observamos que muitos problemas deixam de existir, pois Ele não resolve, simplesmente, nossos problemas, Ele os absorve por causa da aliança que tem conosco.

 

ALIANÇA COM DEUS E A VITÓRIA

A vitória acontece quando tomamos posse da aliança com Deus e das promessas que ela contém. Somos herdeiros do Reino agora! A Palavra diz que neste mundo teremos aflições e NÃO DERROTAS! Quando o Senhor plantou o Seu Reino dentro de nós, ele colocou TUDO dEle dentro de nós. Em aliança com Deus, Ele nos dá tudo o que Ele é e tem! Aleluia! Só temos uma coisa que Ele não nos deu: o PECADO.

Não nos deu mas quer! Quando nos assentamos à mesa com Deus, Ele nos dá o que há de mais caro – a VIDA DE JESUS, e nos pede o que há de mais vil em nós – o nosso PECADO. 

 

PROBLEMAS POR NÃO SE ASSENTAR À MESA COM DEUS

Não estando à mesa com Deus, teremos todos os problemas decorrentes da quebra no relacionamento com Deus, tais como: ISOLAMENTO, SUPERFICIALIDADE (perda das raízes), SOLIDÃO, e INDIFERENÇA. Tais atitudes acabam por conspirar contra a Comunhão, o Reino e a Aliança, fazendo de nós crentes fracos, fragilizadores de alianças e derrotados.

 

CINCO MANIFESTAÇÕES POSITIVAS POR ESTARMOS À MESA COM DEUS

 

1) O PECADO APARECE:

Há convencimento do pecado pelo confronto com a santidade de Deus. Estando em comunhão com o Senhor, a Sua luz revela as trevas que estão em nós.

 

2) RECEBEMOS PODER PARA VENCER O PECADO:

Somos nutridos e nos fortalecemos em Cristo. Nos firmamos nas bases da Aliança, uma vez que o pecado não tem mais domínio sobre nós.

 

3) O ESPÍRITO DE SANTIDADE SE MANIFESTA:

Há busca por uma vida santa. Deixamos de pecar não porque é errado pecar, mas porque temos prazer em agradar a Deus. Não devemos pecar porque não queremos ir para o inferno, mas porque ansiamos por estar no céu com nosso Senhor.

 

4) HÁ DESEJO DE IMPLANTAR O REINO:

Há participação no Reino de Deus. Desejamos participar do fardo do Senhor. Queremos ser, e realmente nos tornamos, instrumentos hábeis nas mãos dEle. Nossa paixão pelas almas e nosso desejo de vê-las aos pés do Senhor cresce. Ter nossas células, ganhar e consolidar os novos na fé passa ser agradável e não enfado. Passamos a sonhar com a conquista de cidades inteiras para o Senhor. Uma unção de conquista e vitória vem sobre nós, levando-nos a fazer a vontade do Pai e não mais a nossa.

 

5) EXPERIMENTAMOS O GOZO E A ALEGRIA NO SENHOR:

Estando à mesa com o Senhor, desfrutamos da plenitude dEle. Passamos a ver com clareza a glória de Deus. Ele apascenta nossa alma, nos alimenta e nos enche da Sua presença. Todo medo e ansiedade saem de nossas vidas e passamos a viver a liberdade para a qual Ele nos libertou, movemo-nos nesse mundo com graça, poder e autoridade.Hoje o Senhor convida você a tomar a decisão de ocupar o seu lugar à Sua mesa. Ele espera para ter comunhão profunda e saciadora com você, a fim afetar sua vida de modo sobrenatural. Saia das mesas contaminadas e se assente diariamente com o Senhor, para que você experimente a vida abundante que Ele lhe prometeu. Na mesa de Deus não há crise nem escassez, mas solução e abundante provisão. No amor do Senhor da mesa e da colheita abundante.

 

 

Aps Aurelio Jesus Santos e Susana M. B. Santos

 

 

PERGUNTAS PARA A REFLEXÃO CELULAR:

1-Você acha realmente importante se assentar à mesa do Senhor frequentemente?

2-Quando está na mesa com o Senhor, quais das cinco manifestações positivas são mais fortes em você? Explique.

3-Que necessidades (pessoais, conjugais, familiares, financeiras etc) poderiam ser supridas se você fosse mais frequente na mesa do Senhor?

4-Defina, e apresente à sua liderança celular, o horário diário em que você se assentará à mesa com o Pai? 

 

 

 

 

 

Todos os direitos reservados a Igreja Missionária Manancial

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • MANANCIAL
  • MANANCIAL

Desenvolvido por PLENA PRODUÇÕES