CAMIHANDO SEM DESANIMAR RUMO À VITÓRIA!

(Hb 12.1-2)

 

Em tempos de reforma, como o que estamos vivendo, os desafios são grandes e as oportunidades de conquista são muitas, embora muitos não as vejam desta forma. Para muitos os dias estão demasiadamente difíceis e desanimadores, levando-os à desistência e abortamento de grandes projetos de Deus, tanto para suas vidas como para suas famílias etc. Entretanto, apesar dos diagnósticos pessimistas, creio que estes são tempos de grandes possibilidades de conquistas, nos mais variados níveis, principalmente no que diz respeito à caminhada espiritual.

 

NOSSO ALVO: ALCANÇAR O PROPÓSITO.

O texto bíblico nos mostra que temos uma carreira para correr em direção a um propósito, isto é: em direção àquilo que nos está proposto pelo Pai. Completar a carreira proposta pelo Pai é o nosso alvo. Precisamos ir na direção de conquistar o propósito.

O propósito precisa ser a razão para correr, entendendo que na medida em que corro para alcançar o meu propósito em Deus, muitas conquistas e realizações vou colher no caminho. Quem não tem propósito divino para caminhar, corre em direção ao que não tem valor real para sua existência! Só deixa um legado de valor quem viveu na direção da realização do seu propósito divino para existir! Não podemos viver só para ocupar espaço no planeta – precisamos viver com um sentido divino para existir, realizando o nosso propósito em Deus!

 

O QUE PRECISAMOS FAZER PARA ALCANÇAR O PROPÓSITO DIVINO?

O texto diz que a resposta é correr com perseverança a carreira da fé. A carreira da fé é a que começa quando nos entregamos a Jesus e O recebemos como o nosso Senhor e Salvador. A partir daí, começamos a caminhar com Ele pela fé.

A carreira da fé é muito singular. Algumas vezes parece que disparamos, tudo flui, tudo fica tão fácil. Outras vezes, parece que emperramos, a caminhada fica espinhosa, difícil – vamos mais lentamente. Não importa se caminhamos rápido ou lento, o fato é que precisamos perseverar. Não parar de correr! Não sentar antes do tempo! Não desistir da corrida. Continuar!

 

COMO VOU CONSEGUIR CORRER COM PERSEVERANÇA?

O texto nos informa que para correr com significado precisamos de fé e de propósito. Mas também nos ensina que para alcançarmos efetivamente nosso objetivo é preciso perseverar na corrida. Então, como correr com perseverança?

Perseverança é a característica da pessoa que não se desvia de seu propósito nem de sua fé, mesmo diante das provações e dificuldades. Perseverar é persistir de forma paciente e constante no objetivo de conquistar o propósito. O texto bíblico nos mostra que duas atitudes são necessárias para perseverarmos na corrida da fé em direção ao propósito:

 

a) “OLHANDO FIRMEMENTE PARA JESUS”:

Ninguém persevera na fé sem olhar firmemente para Jesus. Não se pode perder Jesus de vista nem um segundo, se quisermos conquistar na fé. Ele é o Autor e Consumador da nossa fé. Por Ele recebemos e realizamos o nosso propósito em Deus.

Alguns perdem Jesus de vista porque olham para Ele com superficialidade, sem profundidade. Outros perdem o foco da fé, porque têm um cristianismo com baixo nível de compromisso, têm um cristianismo raso, pouco centrado em Jesus e no Reino de Deus. Outros ainda, perdem o foco da fé porque se distraem na caminhada com outras coisas (boas ou más) que os fazem tirar os olhos de Jesus e, assim, perderem o foco da corrida.

Para perseverarmos na corrida da fé jamais podemos perder Jesus de vista! É preciso olhar para Ele e, através da Sua Palavra, aprendermos sobre a Sua vida, Seus ensinos, Seus propósitos, Seu compromisso, Seu caráter. Isso é olhar firmemente para Ele, o Autor e Consumador da nossa fé. Ele deve ser o nosso referencial. O nosso ponto de partida e de chegada. A nossa razão de correr, de viver. Ninguém mais, nada mais!

 

b) “DESEMBARAÇANDO-NOS DE TODO PESO E PECADO”:

Desembaraçar-se de algo é colocá-lo de lado, tirá-lo do caminho, removê-lo. O embaraçamento é uma das principais causas impeditivas de conquistas e de realizações de propósitos. Dificilmente alguém consegue perseverar estando embaraçado com o que inibe suas conquistas. Pela análise do texto podemos concluir que muitos até podem querer correr a corrida da fé e realizar os propósitos de Deus, mas não conseguem porque estão embaraçados com pesos e pecados.

Pecado é errar o alvo, é rebelião contra Deus e faz separação entre o pecador e o Senhor. O pecado é o grande embaraçador espiritual. Ninguém consegue correr com eficácia a corrida da fé e conquistar seus propósitos divinos se estiver embaraçado com o pecado. Pecados todos nós sabemos o que é. Mas o que são pesos relatados no texto bíblico?

Peso é tudo aquilo que não é pecado, mas que tira a mobilidade, liberdade e foco para correr e conquistar. Dentre os inúmeros pesos podemos citar: ansiedades; reocupações; coisas que se faz, mas que Deus não mandou fazer; dores e crises interiores (rejeição, baixa autoestima etc); dúvidas; angústias; medos e inseguranças; o passado paralisante por causa dos fracassos (e também dos grandes sucessos!) Esses e outros pesos são grandes embaraçadores, porque afetam a alma, comprometendo a mente, as emoções e a vontade da pessoa. Para se correr a carreira proposta pelo Senhor é preciso desvencilhar-se de todo pecado e todo peso.

Para vencer o pecado é preciso se voltar para a cruz e, arrependido e quebrantado, pedir perdão ao Senhor e receber pela fé os benefícios da obra da salvação em Cristo, que temos direito pelo seu sangue derramado no Calvário. A chave para uma vida resistente ao pecado é viver em santidade, com foco em reproduzir o carater de Cristo na caminhada.

Com relação aos pesos embaraçadores, para removê-los ou tirá-los do caminho é preciso buscar libertação, cura e justificação em Cristo. É claro que existem os pesos decorrentes de limitações físicas, mas muito pouco ou nada interferem na corrida da fé, na conquista dos propósitos em Deus. Os pesos mais significativos estão na alma da pessoa. Uma alma cheia de pesos não permite que seu dono corra livremente a carreira da fé e compromete a conquista de seus propósitos em Deus. A chave para uma vida livre de pesos é ter uma mente transformada pela Palavra de Deus. A Palavra de Deus ajusta a alma da pessoa e, porque transforma a sua mentalidade, possibilita que ela corra livremente e conquiste seus propósitos em Deus.

A grande questão em relação aos pesos está no fato de que, na maioria das vezes, eles estão presos à pessoa por causa do perdão retido na direção dos seus ofensores. Então, aquele peso (rejeição, abandono, feridas emocionais etc), associa-se ao pecado de não perdoar, que por sua vez aumenta o peso e impossibilita mais ainda a conquista daquela pessoa. É preciso uma transformação radical de mentalidade em relação à identidade espiritual, ao pecado, ao perdão e aos pesos. Sem essa mudança fica muito dificil a pessoa correr com perseverança a sua carreira da fé em direção à realização do seu propósito.

Você está com dificuldades para correr? Chegou o momento da sua virada! Vá ao Senhor, confesse e se arrependa dos seus pecados não confessados, receba o perdão de Deus pela fé. Vá também aos pés da cruz do Calvário e deposite ali todos os pesos que você tem carregado. Tome posse da sua libertação e da sua cura, liberando perdão a todos os que, de alguma forma, colocaram pesos em sua vida, fazendo-o embaraçar-se.

Assuma a sua identidade de filho(a) de Deus em Cristo e seu propósito para existir, decidindo caminhar firmemente para suas conquistas no Senhor. Decida que seu casamento, sua família, seu ministério e tudo o mais que o Senhor lhe confiar serão plenamente alcançados pela glória de Deus, porque você nunca mais se embaraçará com pesos e pecados, em nome de Jesus.

 

No amor do Senhor da reforma.

 

                                   Aps Aurelio Jesus Santos e Susana M. B. Santos

 

 

PERGUNTAS PARA A REFLEXÃO CELULAR:

1- Você está com dificuldades para caminhar vitoriosamente a carreira da fé?

2- Há algum peso ou pecado em sua vida?

3- O que você fará em relação a eles, quanto a assumir uma caminhada de fé próspera e realizadora?

 

Todos os direitos reservados a Igreja Missionária Manancial

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • MANANCIAL
  • MANANCIAL

Desenvolvido por PLENA PRODUÇÕES