No Ano da Reforma Vamos Renovar a Nossa Aliança com Deus

Hb. 10:19-22

 

O lugar mais sagrado do Tabernáculo de Moisés era o Santo dos Santos. Nele só o sacerdote entrava, uma vez por ano.

No Santo dos Santos havia um único ele­mento central: A Arca da Aliança. A Arca simbolizava a presença de Deus, o trono do Deus Todo-Poderoso. Era ali que Deus falava com Moisés. Onde estava a Arca, estava também a presença de Deus.

Quando Jesus morreu na cruz, a Bíblia diz que o véu do templo se rasgou de alto a baixo. Este véu fazia separação entre o lugar Santo e o Santo dos Santos. A partir daquele momento, o caminho para o Santo dos Santos ficou aberto para todo aquele que receber Jesus como Senhor e Salvador. Ou seja, hoje temos livre acesso à presença do Pai. 

Dentro da Arca se encontravam três ele­mentos que têm muito a nos dizer: uma porção do maná; a vara de Arão que floresceu; e as Tábuas da Aliança (Hb.9:4).

Vamos analisar cada um deles separada­mente.

O MANÁ - FÉ

O milagre do Maná é um dos acontecimen­tos mais extraordinários da história da nação de Israel. Durante 40 anos toda a nação foi sustenta­da com aquele pão especial, que caía do céu, junto com o orvalho, toda manhã.

O Maná fala, portanto, de provisão. O Se­nhor é quem provê todas as nossas necessidades. Na oração do Pai Nosso, o Senhor Jesus fala so­bre isso: “O Pão nosso de cada dia, dá-nos hoje” (Mt.6:11).

O interessante a observar é que esta provi­são só vem através da fé. Esta é a palavra chave para a provisão: fé. Os israelitas tinham que colher o Maná todos os dias. Não se podia guardar o pão para o dia seguinte. Aquilo era um ato de fé. Eles tinham que crer que a provisão não faltaria, que no dia seguinte, Deus, mais uma vez, manda­ria o seu Maná.

 

A VARA DE ARÃ0 - DEPENDÊNCIA

A vara de Arão fala da autoridade sacerdotal da Igreja. Hoje, justamente por termos acesso ao Santo dos Santos, nos tornamos Igreja sacerdotal.

O que precisamos entender é que a autoridade do sacerdote não está nele mesmo, mas no Deus que ele representa. A palavra chave aqui é dependência. Um sacerdote precisa depender totalmente de Deus. Ele não pode falar aquilo que Deus não mandou ele falar.

Para cumprir nossa missão sacerdotal na Terra precisamos depender do Senhor. Em casa, no trabalho, nos relacionamentos ao nosso redor, seja onde for, precisamos de uma dependência total. Lembrando sempre: toda autoridade provém do Senhor e é Ele quem estabelece os seus sacerdotes.

 

AS TÁBUAS DOS DEZ MANDAMENTOS - INTIMIDADE

Hoje nos tornamos Ta­bernáculo vivo de Deus na Terra quando entra­mos em aliança com Ele. É a aliança firmada atra­vés do sacrifício de Cristo na cruz que nos permite ter acesso ao Pai, à sua glória, ao seu poder.

Desta vez, a promessa feita é a de que as leis de Deus não seriam mais escritas em tábuas de pe­dra, mas, sim, no próprio coração de cada um de nós.

“Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.” (Hb.8:10).

A palavra chave aqui é intimidade. Somos as pedras vivas do Senhor. Ele quer imprimir em nós a sua mente, os seus valo­res, os princípios do seu Reino. Para isso nos deu o seu Espírito. Basta entrarmos em aliança com Ele e permanecermos nela. A cada dia Ele estará escrevendo suas palavras em nós e através de nós.

Nós somos as testemunhas vivas do seu po­der e da sua ressurreição, não mais pedras como testemunhas. À medida que Ele opera em nós os seus milagres, transformando todo o nosso ser, tor­namo-nos o testemunho vivo de que Ele é Senhor, de que Ele vive e reina pelos séculos dos séculos.

Deus quer escrever em nós as suas leis, os princípios do seu Reino para que todos possam lê­-los em nós e através de nós.

 

Irmãos, nesse ano da Reforma, precisamos renovar nossa aliança com o Senhor. Só assim poderemos experimentar verdadeiramente a boa, perfeita e agradável vontade de Deus em nossas vidas.

No amor do Senhor,

Pr. Candido Junior

 

Perguntas:

  • Das três palavras chave citadas na pastoral, de qual delas você mais necessita?

  • Qual foi a última vez que você renovou sua aliança com o Senhor? Aproveite este momento e faça isso hoje.

Todos os direitos reservados a Igreja Missionária Manancial

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • MANANCIAL
  • MANANCIAL

Desenvolvido por PLENA PRODUÇÕES