17/05/2015

 

VENCER MEU HISTÓRICO PARA VIVER UMA NOVA HISTÓRIA!
(2 Reis 18.1-7)

 

 

Estamos no Ano da Restauração do Altar para nos encontrarmos com uma colheita fiel e legítima. Nesse texto bíblico vamos buscar alguns pontos relevantes da vida de Ezequias, para que possamos entrar num nivel de êxito extremamente relevante. Ezequias, era filho de Acaz, um dos piores reis que reinou em Judá. Ele nasceu e cresceu num contexto terrivel e sucedeu Acaz no trono, mas não imitou o pai e, pelo contrário, decidiu ser um rei diferente, que procurou em tudo agradar ao Senhor. Observando o texto vemos que Ezequias teve algumas atitudes que fizeram dele um rei bem sucedido e que certamente nos acrescentarão.

 

O QUE FAZER PARA VENCER MEU HISTÓRICO E MUDAR MINHA HISTÓRIA?

 

1- EXERCITAR A FÉ, VIVENDO NO TEMOR E TREMOR DE DEUS!

Quem efetivamente crê em Deus, teme e treme diante dEle. Nenhum discípulo logrará êxito em sua caminhada se decidir viver divorciado do temor e tremor de Deus. É o temor e tremor do Senhor que nos fazem andar corretamente, segundo os Seus princípios, sabendo que sempre estaremos diante dos Seus olhos. A fé que nos leva para o êxito precisa gerar em nós o temor e o tremor do Senhor. Vejamos algumas atitudes de Ezequias que refletem que ele tinha o temor e o tremor de Deus, e que também precisamos ter para o nosso êxito:

 

a) SUBMISSÃO E OBEDIÊNCIA:

Ezequias se apegou ao Senhor e guardou os Seus mandamentos; isto é sinal de submissão e obediência. Quem crê em Deus, teme e treme diante dEle; por isso, se submete e obedece a Deus.

 

b) RETIDÃO EM TUDO O QUE FIZER:

Deus não caminha conosco por atalhos e sim pelos caminhos retos. O temor e o tremor do Senhor nos fazem andar em retidão. Para lograrmos êxito precisamos optar pela retidão em tudo o que fazemos. Discípulo que busca o êxito em sua vida precisa agir com retidão para com Deus, para consigo e para com o próximo. É necessário uma vida reta no casamento, na família, na Igreja, na célula, no trabalho, na escola, nos negócios, nas finanças etc. Retidão no trato com as coisas de Deus, buscando uma vida reta e agradável a Deus.

 

c) CONFIANÇA PLENA NO SENHOR:

Diz o texto que ninguém confiou em Deus como ele (nem antes dele, nem depois dele). Que referência maravilhosa essa de Ezequias. Confiar em Deus é não olhar para as nossas debilidades e fraquezas, mas se apoiar na fidelidade daquEle que não pode mentir! Todo o nosso êxito vem pelas mãos do Senhor e o recebemos por fé.

 

2- RENOVAR A MENTE!

Já percebeu que há pessoas que têm tudo para dar certo e dão errado e outras que têm tudo para dar errado e dão certo? Ezequias tinha tudo para dar errado como seu pai Acaz, mas não foi assim.

 

Por quê?

Porque ele tinha uma mentalidade diferente de seu pai! Sem renovação da mente jamais buscaremos a diferença, nem faremos diferença no nosso contexto. Só com a mente renovada em Cristo faremos a leitura correta do nosso contexto e nos posicionaremos em direção ao que é correto diante de Deus.

 

Sem renovação da mente corremos o risco de repetirmos as histórias desastrosas do passado e dos nossos antepassados. Não basta querermos a mudança e o êxito, é preciso decisão e tomada de posição para a mudança e o êxito, e isso só com renovação da mente.

 

3- BUSCAR REFERENCIAIS NOBRES PARA SE ESPELHAR!

Ezequias tinha um rei como pai (Acaz), mas buscou referência em Davi. Quem é a sua referência para uma vida de êxito?

 

Ezequias, como qualquer um de nós, tinha herança no plano físico e no plano espiritual. Poderia ter-se acomodado na herança espiritual que seu pai deixou e viver um desastre espiritual, mas optou pela herança de seu antepassado Davi (o Davi transformado, valente, adorador). A sua mentalidade não o deixou acomodar-se no contexto em que cresceu! Cresceu no pior mas decidiu viver no melhor!

 

Discípulo que quer o êxito não pode se conformar com seu contexto de derrota, fracasso e incredulidade, nem com o legado de ruína espiritual que seus antepassados deixaram. Para o êxito devemos buscar referências corretas e uma herança espiritual nobre. Ezequias cresceu num reino degradante, que era governado pelo seu pai, um degradante pecador, porém resolveu que seu histórico seria outro e foi buscar uma referência diferente. Por isso, mesmo que o contexto do nosso crescimento não tenha sido dos mais corretos, temos a opção de não nos conformarmos e nos posicionarmos como nobres em Cristo.

 

Em relação a ter uma vida de êxito, a nossa genealogia no plano físico não é tão importante quanto a nossa genealogia espiritual, porque esta pode ser o resultado da nossa escolha e decisão. Quem busca boas referências para seu histórico de vida, acaba por tornar-se, também, uma referência para os da sua geração.

 

4- ACABAR COM O ENCANTAMENTO E A IDOLATRIA!

Quem quer o êxito precisa adotar uma postura séria contra toda forma de idolatria e encantamento. Ezequias não foi condescendente com as formas de encantamento e idolatria do seu tempo.

 

É interessante que vários juizes, profetas e reis foram levantados desde Moisés até Ezequias e ninguém se apercebeu que a idolatria e o encantamento estavam presentes no meio do povo, por meio dos altos, colunas, poste-ídolo e Neustã, a serpente de bronze, que Deus mandou Moisés levantar no deserto para curar a todos os que, mordidos pelas serpentes abrasadoras, olhassem para ela (ver Números 21. 4-9). Até aquele tempo o povo queimava incenso a Neustã, uma espécie de deusa para o povo.

 

A serpente de bronze do deserto tinha uma finalidade no momento em que foi levantada por Moisés, mas o povo a tomou como amuleto e passou a adorá-la, saindo assim dos propósitos de Deus. Neustã, a serpente, é a serpente que sutilmente se infiltra na vida e no histórico de muitos homens e mulheres de Deus que, encantados e sem perceber, a adoram. É por terem serpentes em suas vidas e histórico que muitos discípulos não alcançam o êxito!

 

Precisamos quebrar o poder dessa serpente em nossas vidas, famílias, ministérios etc. Um discípulo de êxito que quer fazer diferença na sua geração e se tornar uma referência não pode estar associado a serpentes (encantamentos, idolatria). A idolatria fere o coração de Deus e atrai maldição para muitas gerações. Há muitos ídolos que estão sutilmente ocupando o lugar de Deus no coração de muitos discípulos, tais como: o cônjuge, a família, o dinheiro, os bens, o ministério, outros líderes etc. Não são maus, mas se tornam ruins quando sorrateiramente passam a ocupar o centro da nossa devoção.

 

Você foi chamado para desfrutar uma vida de êxito e ser bem sucedido em tudo o que fizer. Não aceite menos do que a promessa de Deus para a sua vida, mas é preciso tomar posição em Cristo e agir como um nobre deve agir. Observe se em sua vida se pode achar as características encontradas em Ezequias no texto lido e busque viver intensamente as mudanças necessárias. Nesse ano da restauração do altar, restaure a nobreza de Cristo em sua vida.

 

No amor do Senhor do Altar

 

Aps Aurelio Jesus Santos e Susana M. B. Santos.

 

 

PERGUNTAS PARA A REFLEXÃO CELULAR:

  • Você classificaria seu histórico como parecido com o de Ezequias antes dele assumir o trono?

  • Até que ponto o seu passado está influenciando negativamente a sua vida?

  • De acordo com a pastoral, o que está faltando a você para poder viver uma nova história?

Todos os direitos reservados a Igreja Missionária Manancial

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • MANANCIAL
  • MANANCIAL

Desenvolvido por PLENA PRODUÇÕES