SALTANDO PARA O MEU MILAGRE!

 (Mc 10. 46-52)

 

Há muita gente precisando do sobrenatural de Deus para que sua vida tenha sentido! São pessoas pelos caminhos da vida, vivendo exatamente como estava Bartimeu: à beira do caminho de Jesus, assentados, cansados, sem esperança, sem ânimo, sem serem notados, ignorados; sentindo-se inúteis e incapazes.

            Mas quem são os “Bartimeus” de hoje? Que tipo de pessoa, hoje, poderia ser enquadrada como um Bartimeu moderno? Diz o texto que Bartimeu era alguém cego e mendigo. Vamos ampliar um pouco o conceito de cegueira e mendicância.

 

a) CEGOS:

Não necessariamente cegueira no aspecto físico, como aquele Bartimeu, mas prioritariamente no aspecto espiritual, porque estão: sem a visão correta das coisas, sem ver a luz no final do tunel, sem ver a esperança, sem ver Jesus. São os que espiritualmente só vêem escuridão e trevas em suas vidas e à sua volta. Por isso ficam paralisados no caminho, impedidos de romper nas conquistas de Deus para eles.

 

b) MENDIGOS:

Principalmente por questões emoconais e espirituais e não necessariamente no aspecto material, por não terem como suprir suas necessidades básicas. Os “Bartimeus” de hoje podem ser os mendigos espirituais e emocionais, porque vivem humilhados e rejeitados, porque se nutrem com as esmolas e migalhas de relacionamentos doentios, porque precisam se contentar com as sobras dos outros. A mendicância é, afinal, estender a mão a qualquer um, para receber qualquer coisa!

 

AS TRÊS VOZES MAIS IMPORTNTES NA ROTA DO MILAGRE:

Como aconteceu com Bartimeu, acontece com a maioria das pessoas que necessitam de uma provisão sobrenatural de Deus. São três tipos de vozes que surgem sempre na história de quem precisa de um milagre: a voz do clamor, a voz da resistência e a voz da oportunidade.

 

a) A VOZ DO CLAMOR:

Essa é a voz da pessoa aflita e faminta da graça e da intervenção poderosa de Deus em sua vida e histórico. É a voz que clama pela compaixão e pela misericórdia de Deus, porque a pessoa não suporta mais viver a vida que está vivendo. Foi a voz de Bartimeu na direção de Jesus. Talvez seja a sua voz também há algum tempo.

 

b) A VOZ DA RESISTÊNCIA:

Essa é a voz da repreensão; é a voz que tenta fechar os nossos lábios e calar o nosso clamor. É a voz que busca semear o desânimo e a desistência na vida do necessitado. Essa voz tanto pode ser externa como interna.

As vozes EXTERNAS são provenientes das pessoas e do contexto à nossa volta.  São as palavras e posturas com o fim de silenciar nosso clamor e/ou nos impedir de nos achegarmos a Jesus. Essas são as vozes que provêm da família, amigos, parentes, vizinhos, colegas de trabalho e escola, sociedade, mundo, demônios e, até, de irmãos da igreja.

Já as vozes INTERNAS são representadas pelos mecanismos de impedimento da nossa própria alma, para que não nos acheguemos a Jesus e não recebamos a bênção. Quais seriam tais vozes internas? São os gritos da alma humana para que Jesus não seja o provedor do homem. Dentre as muitas vozes internas destacam-se os complexos, traumas e feridas, temores, preconceitos, orgulho, vergonha, vaidade, religiosidade, tradições.

Essas vozes da resistência precisam ser vencidas para que se alcance os milagres de Deus. A vitória está em perseverar pedindo. Não se cale! Continue clamando! Grite cada vez mais alto! É seu grito de fé e esperança, clamando por Jesus, que vai quebrar todo o poder paralisador dessas vozes da resistência em sua vida! Grite cada vez mais para calar as vozes da resistência, sejam elas internas ou externas.

 

c) A VOZ DA OPORTUNIDADE:

É a voz de Jesus, a voz da solução. Quando Jesus chama Bartimeu, uma oportunidade surgiu e a porta da solução se abriu! Jesus sempre ouve o nosso clamor e nos responde. O Mestre convida você para estar com Ele, independente de quem você é e de como você está. Jesus não está indiferente a você! Creia nisto. Quando o Senhor nos chama coisas tremendas podem acontecer conosco.

 

TRÊS COISAS ACONTECERAM QUANDO JESUS CHAMOU BARTIMEU.

O Senhor está sempre pronto para nos abençoar. E eu creio que o Senhor Jesus Cristo pode e quer abençoá-lo agora mesmo. Analisando o texto bíblico em questão, podemos ver pelo menos três coisas importantes que ocorreram quando Jesus chamou Bartimeu. Antes de receber o seu milagre, Bartimeu é animado, deixa a sua capa e dá um salto para ir na direção do Senhor.

 

a) BOM ÂNIMO:

Sempre que acolhemos a Palavra do Senhor, a primeira coisa que Ela opera em nós é uma mudança de ânimo, surge uma nova e boa expectativa no nosso interior. Uma luz se acende dentro de nós e começamos a vislumbrar que algo melhor nos espera. Essa é a Palavra rhema, a Palavra do meu milagre! A Palavra do Senhor para você hoje é para produzir bom ânimo quanto às novidades que Deus tem a seu respeito.

Pela Palavra do Senhor, ative a sua fé! Ceia que há esperança para você em Cristo! O seu milagre pode estar mais perto de você do que você pode imaginar. O Senhor te ouve nesse dia, portanto, anime-se!

 

b) DEIXAR A CAPA PARA TRÁS:

Ao ouvir o chamado para ficar diante do Senhor, Bartimeu animou-se e decidiu deixar a sua capa para trás. Capa serve para proteger, é claro, mas também serve para esconder. Quando há alguma distorção, cadeia ou enfermidade na alma e no espírito de uma pessoa, a tendência natural é esta pessoa se esconder debaixo de algum tipo de capa. O fato é que cada “Bartimeu” tem a sua capa! Entretanto, depois que a Palavra do Senhor mexe com o estado da nossa alma, somos desafiados a uma mudança de atitudes e a primeira delas é lançarmos de sobre nós as capas que escondem a nossa história.

A Palavra de Jesus primeiro nos anima, ativa a nossa fé, e depois nos faz lançar de nós as nossas “capas”. Lance de sua vida tudo aquilo que lhe encobria e lhe definia como uma pessoa limitada e desprovida. Descubra-se diante de Jesus e deixe que Ele lhe veja sem a capa. Tire agora mesmo a capa do pecado, do medo, do orgulho, da vaidade, da soberba, da impossibilidade, da vergonha, da tradição, da timidez etc. Mostre-se a Ele como você está: “cego” e “mendigo”, sem conseguir ver a solução e nem desfrutar da provisão do Pai, necessitando de um milagre em sua vida. Tire agora mesmo de você esse peso que lhe impede de dar um salto para para os milagres de Jesus.

 

c) DAR UM SALTO PARA JESUS:

Animado e livre da capa, Bartimeu saltou do seu lugar de limitações e partiu na direção do Senhor e do Seu milagre. Muitos não conseguem receber o milagre porque não dão o salto da libertação. O peso de suas capas os impede de sairem de onde estão e caminharem na direção para onde eles deveriam estar.

A Palavra do Senhor mudou seu ânimo. A capa já não lhe prende. Então levante-se do seu lugar de impossibilidades e limitações. Dê um grande salto para Jesus agora! O tempo da sua bênção chegou!

 

            No amor do Senhor da reforma.

 

                                               Aps Aurelio Jesus Santos e Susana M. B. Santos.

 

PERGUNTAS PARA A REFLEXÃO CALULAR:

  • Você está como Bartimeu em relação ao caminho de vitória e conquista?

  • O que estaria impedindo você de ter visão aberta para a bênção e de sair da situação de necessitado em alguma área da sua vida?

  • Quais vozes têm impedido você de dar saltos de fé para a provisão de Jesus?

  • Como você reage quando tais vozes atuam contra você?

  • E quando o Senhor chama você para dar os passos do sobrenatural?

  • O que você efetivamente fará a partir de agora em relação a dar os saltos para a bênção?

Todos os direitos reservados a Igreja Missionária Manancial

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • MANANCIAL
  • MANANCIAL

Desenvolvido por PLENA PRODUÇÕES