07/06/2015

 

RECEBENDO O ESPÍRITO DE SABEDORIA PARA VENCER A CRISE
(Gênesis 41.14-36)

 

 

O ano de 2015 foi anunciado como o ano da crise. Muitos chegaram a dizer que este seria um ano perdido, sem esperanças.

 

No entanto, o Espírito de Deus diz à Igreja no Brasil: este não é o ano da crise, mas o ano da restauração. Restauração primeiro do altar, da nossa verdadeira adoração ao Senhor, mas também restauração de princípios, valores, da família, da vida profissional, do ministério.

 

Para cada crise que vivemos Deus tem liberado um Espírito de Sabedoria para vencermos essa crise. Por isso esse é um tempo ímpar para a Igreja. Quando todos entram em desespero, em aflição, aqueles que temem ao Senhor serão visitados por sabedoria e discernimento, de forma que se tornarão luz no meio das trevas. Uma tocha que ilumina os caminhos dos desesperançados.

 

Foi exatamente isso que aconteceu com José no Egito. Uma grande crise mundial estava por vir. Deus deu um sonho a Faraó, mas ninguém foi capaz de interpretá-lo. José, que estava preso na masmorra, foi chamado às pressas até a presença do Rei.

 

Sobre ele havia um Espírito de Sabedoria capaz de discernir sonhos e visões. José não só dá a interpretação do sonho ao rei, mas dá o conselho sábio daquilo que deveria ser feito para enfrentar a crise.

 

O resultado do conselho de José foi que milhares de pessoas que morreriam de fome durante os sete anos de escassez foram salvas, inclusive a própria família de Jacó, seu pai. O Faraó, que teria que enfrentar os sete anos mais difíceis de sua vida, de repente, viu aquele tempo se transformar em tempo de fartura.

 

Ao invés de empobrecer, Faraó se tornou mais rico ainda, porque todas as nações da Terra vinham ao Egito comprar comida. O tempo da escassez se transformou em tempo de fartura.

 

Amados, é exatamente isso que Deus quer fazer com a Igreja nos nossos dias. Ao invés de crise, você poderá viver o melhor tempo da sua vida. Para isso, Deus tem liberado na nossa direção um Espírito de Sabedoria para vencermos não só a crise econômica, mas também a crise no casamento, na saúde, no ministério etc.

Na vida de José percebemos, pelo menos, três características que fizeram dele um homem cheio de sabedoria e discernimento:

 

1. PERMANECER FIEL EM MEIO À CRISE

Este é um segredo para quem quer ser visitado pelo Espírito de Sabedoria no tempo da crise. José tinha todos os motivos para ter abandonado ao Senhor, o Deus do seu bisavô Abraão, do seu avô Isaque e do seu pai Jacó.

Ele havia sido vendido como escravo pelos próprios irmãos quando era ainda um adolescente. Foi humilhado, maltratado, conheceu o que era ser vendido na praça como mercadoria. Tudo isso sem ter cometido pecado. Nada havia feito para merecer aquilo.

 

Mesmo assim, ele permaneceu fiel a Deus. Poderia ter blasfemado e abandonado ao Senhor. Mas não foi isso que fez. Ao contrário, se agarrou ainda mais no Senhor, buscando Nele o seu refúgio e segurança.

 

Irmãos, fidelidade, essa é a palavra. Quer vencer a crise no casamento? Permaneça fiel ao cônjuge. Quer ser bem sucedido no trabalho? Permaneça fiel a Deus e a aqueles que Ele constitui sobre a sua vida.

 

2. INTEGRIDADE

Esta é outra característica de José. Ele permaneceu íntegro em todo o tempo. Ou seja, não negou os princípios e valores que havia aprendido na casa de seu Pai.

 

Quando foi trabalhar na casa de Potifar, um alto oficial do Egito, logo se tornou mordomo de toda a casa. No entanto, a esposa de Potifar queria seduzi-lo. Ele se manteve íntegro e se negou a manter relações com a esposa do seu patrão. Ela então inventou calúnias sobre ele e, por isso, José foi parar na prisão.

 

Perceba que negar os seus princípios seria o caminho mais fácil para José. Na crise, o diabo é especialista em colocar facilidades à nossa disposição. São caminhos mais fáceis, mais largos, no entanto, para andar neles teremos que negar os princípios e a leis de Deus.

 

Cuidado com isso, não negue os seus princípios por um grão de arroz. Pois o diabo será o primeiro a te acusar depois.

 

3. OBEDECER AOS COMANDOS DE DEUS

José foi obediente em tudo. Todo o conselho que Deus lhe mostrou ele entregou a Faraó. Mas Faraó poderia recusar o conselho e não obedecer ao que Deus falava através daquele hebreu.

 

No entanto, todo o reino do Egito foi salvo porque Faraó decidiu colocar em prática o comando que Deus havia lhe dado. Muitas vezes Deus tem nos falado, mas nos recusamos a colocar em prática.

 

Seja obediente em tudo e, assim, você prosperará.

 

 

Amados, esse é um tempo sobremodo excelente para o Senhor nos usar como um canal de bênção para a sociedade. Busque a Deus, permaneça Fiel a Ele em todo o tempo, por mais que a sua alma diga o contrário, permaneça íntegro aos princípios e mandamentos do Senhor e obedeça a todos os seus comandos. Assim a crise pode se transformar num tempo de fartura e abundância.

 

No amor do Senhor,

 

Pr. Candido Junior

 

Perguntas:

  • Você tem vivido alguma crise na sua vida? Qual?

  • Qual dos três segredos na vida de José você precisa buscar para vencer a crise?

  • O que você fará, a partir de hoje, para transformar a crise num tempo sobremodo excelente?

Todos os direitos reservados a Igreja Missionária Manancial

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • MANANCIAL
  • MANANCIAL

Desenvolvido por PLENA PRODUÇÕES