06/07/2014
 
BASES SÓLIDAS PARA UMA CAMINHADA ESPIRITUAL DE ÊXITO
(Provérbios 4.20-27)

 

 

           

Todo êxito tem um preço e na caminhada espiritual não poderia ser diferente. Em qualquer área de nossas vidas devemos buscar o êxito, os bons resultados. É justa e legítima esta busca, como que se vê na vida de muitos homens e mulheres de Deus. O êxito na família, no ministério, na profissão, nos estudos, nas finanças é legítimo e deve ser perseguido pelos cristãos, tanto quanto o êxito no testemunho, no arrependimento, no perdão, na oração, na obediência e submissão etc.

 

Mas o fato é que essa busca pelo êxito ou sucesso, em muitos casos, tem-se mostrado imprópria e até insana, porque muitos, em nome da fé, estão tentando a Deus, ao buscarem colher o que não plantaram, nem se legitimaram para tal. O êxito (ou o ser bem sucedido) é uma promessa de Deus para os Seus filhos e filhas, mas Deus estabeleceu as bases necessárias para que tal aconteça.

 

Nesse texto de Provérbios, Deus faz algumas advertências quanto aos cuidados que devemos tomar para o êxito na caminhada cristã, que nos apontam para, pelo menos, 4 bases sólidas, todas intrínsecas ao nosso caráter.

 

1) INTEGRIDADE:

Sem integridade cristão algum tem respaldo. Integridade fala de inteireza, de não ter fissuras, rachaduras ou fraturas no caráter. Toda a nossa prosperidade em Cristo passa pela base da integridade. Muitos querem uma vida cristã próspera, mas negociam a sua integridade cristã, inclusive para prosperar.

 

Quando é que um cristão negocia a sua integridade? Quando cede aos apelos mundanos, carnais e diabólicos na hora das provas ou tentações e na hora de buscar a prosperidade a qualquer custo. Quando rejeita a soberania de Deus e busca se comparar com a vida e o “sucesso” dos ímpios.

 

Integridade está ligada à renúncia. Ser íntegro é ter uma vida de sacrifício diante de Deus, buscando rejeitar e repudiar tudo aquilo que não é a vontade de Deus a seu respeito. Ser íntegro é decidir andar conforme os padrões de Deus, não sendo em coisa alguma confundido com o mundo. Ao se dispor a sacrificar seu filho Isaque para Deus, Abraão mostrou sua integridade diante de Deus, pelo seu alto nível de renúncia. Quem não se dispõe a tais níveis de renúncia, não está construindo uma base sólida de integridade cristã e, por isso, está negociando o seu êxito, a sua prosperidade.

 

2) FIRMEZA:

Ser  firme não é ser forte. Ser firme fala de ser estavel, constante, de ter e dar suporte, de não ser escorregadio. Nem todo que é forte é firme; mas todo que é firme se torna forte. Davi e Golias são bons exemplos disto: Golias era o mais forte, porém a sua força não o levou a vencer Davi, que era firme. A força de Golias estava firmada nas suas habilidades e capacidades humanas, mas Davi estava firmado na fé e nas alianças com o próprio Senhor dos exércitos e das batalhas, por isso venceu quem lhe era mais forte.

 

Também o nosso êxito na caminhada cristã não deve estar baseado somente nas nossas habilidades, capacidades e conhecimento humanos, mas no quanto nós cremos em Deus e estamos firmados nos Seus princípios e propósitos. Você sabe por que muitos irmãos e irmãs são muito bem sucedidos e prósperos, em áreas para as quais tinham pouca ou nenhuma habilidade ou conhecimento técnico ou acadêmico? Porque decidiram permanecer firmes no Senhor e na fidelidade das suas promessas, voltando-se para Ele e para o suprimento que flui das Suas mãos.

 

O Senhor não procura os mais fortes, mas cristãos firmes, através dos quais Ele possa manifestar o Seu poder e a Sua glória na face da Terra. Se nossas bases não estiverem apoiadas em Deus e na Sua Palavra, jamais ficaremos firmes. Muitos estão baseando suas vidas (espiritual, emocional, conjugal, familiar, celular, financeira) nos padrões e modelos mundanos e depois não entendem porque não prosperam na vida cristã, tornando-se cristãos frustrados e, por isso mesmo, frustrantes.

 

Deus quer nos levar ao êxito, mas precisa encontrar em cada um de nós firmeza de princípios e propósitos. Vamos abortar as rotas da insegurança e indecisão, onde se anda desejando uma coisa num dia e outra no outro. Quem é firme não só se decide, mas se posiciona conforme os padrões do Senhor. Quem é firme persevera, pois a perseverança e a firmeza de caráter andam juntas.

 

Quando somos firmes, afastamos de nós a procrastinação e a inadimplência, que são dois grandes ladrões do êxito e da prosperidade do cristão. É tempo de conquista, por isso chega de sairmos dos cultos cheios de decisões, mas vazios de posicionamentos e de perseverança. Para o êxito, precisamos ser cristãos firmes nos compromissos, no discipulado, na vida celular, nas conquistas das metas etc.

 

3) FIDELIDADE:

Fidelidade também está ligada ao caráter da pessoa. Ser fiel é ser estável, confirmado, seguro, digno de confiança. Uma pessoa que constrói uma base de fidelidade em sua vida está plantando alicerces para prosperar sobrenaturalmente no Senhor.

 

Fidelidade é algo interior, que está na nossa essência, mas que tem uma expressão exterior. Fidelidade não é um aspecto tão subjetivo do nosso caráter, como muitos entendem, mas extremamente prático: fidelidade se expressa através dos nossos relacionamentos com Deus, conosco mesmo e com nosso próximo.

 

Não dá para dizer que sou fiel a Deus, se sou infiel ao meu próximo, à minha Igreja, à minha célula, à minha família e aos meus líderes e liderados. Para Deus ninguém pode ser mais ou menos fiel, nem fiel numa coisa e infiel em outra. Ou se é fiel ou se é infiel. Para Deus não há os parcialmente fiéis. Deus procura pelos verdadeiros fiéis para prosperá-los e para manifestar a Sua glória na Terra.

 

Chega de vivermos na infidelidade; vamos entregar nossos dízimos e ofertas, mas também vamos honrar e respeitar nossa casa, nossos líderes, nossos liderados. Nossa fidelidade é revelada através das nossas ações. A fidelidade de uma pessoa é revelada pelas suas obras. Um cristão fiel constrói fundamentos de fidelidade em sua vida e todo mundo vê que ele é fiel.

 

Basta de uma vida de infidelidade, marcada por relacionamentos interesseiros, onde a desistência e o abandono são experimentados em vários níveis na família, nas células, nos relacionamentos. Mais do que propalada, a nossa fidelidade será testificada pelas nossas ações!

 

4) SANTIDADE:

Deus é Santo e é através dos Seus santos que Ele se move aqui na Terra. Ser santo é ser separado para Deus em Cristo Jesus. Quando um discípulo constrói a base da santidade a Deus em sua vida, esse discípulo prospera em todos os seus caminhos. O Senhor diz que aos Seus santos nada falta e que bem algum lhes faltará (Sl 34.9-10).

 

Ao nos fazer santos, Deus quer remover de nós tudo aquilo que nos impossibilita de alcançarmos os propósitos dEle a nosso respeito. Todo aquele que nasceu de novo, recebendo Jesus como seu Senhor e Salvador, é santo e, portanto, deve viver em santidade. Por isso, podemos dizer que ser santo é uma questão de identidade, mas também de consciência, para que se possa viver uma vida vitoriosa, incontaminada pelo pecado, separada e consagrada para Deus.

 

A santidade deve ser a base de operações em nossas vidas, para que tudo o que temos e fazemos reflita a nossa santidade e coopere para o nosso êxito como filhos de Deus. Precisamos ser perseverantes e determinados no processo de nos santificarmos, pois isso nos traz grande êxito em Cristo Jesus. Infelizmente, muitos começam com bases 100% santas, mas não conseguem se manter no mesmo nivel e terminam fora dos propósitos de Deus.

 

Sempre teremos a opção de colocarmos em nossas vidas bases sólidas e de caminharmos integralmente por elas. Se abrirmos nosso coração para sermos curados e libertos por Deus, nosso caráter será tratado, as bases sólidas serão formadas e desenvolvidas, e seremos tremendamente abençoados e prósperos.

 

No amor do Senhor da Colheita Ampliada.

 

Aps Aurelio Jesus Santos e Susana M. B. Santos.

 

 

PERGUNTAS PARA A REFLEXÃO CELULAR:

1-Você poderia afirmar que sua caminhada espiritual é um êxito em todas as áreas?

2-Caso não seja, quais bases precisam ser estabelecidas em sua vida para que o êxito lhe alcance naquelas áreas?

3-O que você efetivamente fará, a partir de agora, para que o êxito seja encontrado nas áreas descritas acima?

Todos os direitos reservados a Igreja Missionária Manancial

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • MANANCIAL
  • MANANCIAL

Desenvolvido por PLENA PRODUÇÕES