05/10/2014
 
O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA: JESUS
(João 14)

 

 

           

Era a última noite de Jesus com os seus discípulos antes da crucificação. Nenhum deles sabia, mas o Mestre sabia que, algumas horas mais tarde, estaria sendo entregue às autoridades romanas como se fosse um malfeitor, seria torturado, zombado e, finalmente, pregado ao madeiro por mim e por você. Estaria Ele dando a sua vida em resgate de toda a humanidade.

É nesse contexto que Jesus se revela aos seus discípulos de uma forma sobrenatural. Ele fala coisas que, para eles, naquele momento, eram difíceis de entender, mas que depois fariam todo o sentido.

 

Aquele momento era a Páscoa dos judeus, mas nos próximos dias Israel estará celebrando outra grande festa do calendário judaico, talvez a mais importante nos dias atuais: a Festa dos Tabernáculos.

 

Tabernáculos é a festa do Messias. É o momento em que os judeus celebram o Messias que eles ainda esperam vir. Ora, nós sabemos e conhecemos que o Messias já veio e, na realidade, habita no coração de todo aquele que Nele crê e o recebe como Senhor e Salvador. Mas, será que temos conhecido ao Senhor de fato? Quem é Jesus para você?

 

Os discípulos já andavam com Jesus há mais de três anos, mas mostraram que ainda não conheciam ao Senhor como Ele queria que eles o conhecessem. Será que isso também não acontece conosco hoje?

 

Creio que nesta Festa dos Tabernáculos o Senhor quer se revelar a nós de uma forma nova, assim como fez com os discípulos naquela noite.

 

Ele se define a si mesmo como: o Caminho, a Verdade e a Vida.

 

O CAMINHO

Jesus é o único caminho que nos leva ao Pai, o único caminho de salvação.

 

Vivemos dias em que tudo é relativo. São os dias do “depende de...”, “talvez se...”.  Mas com o Senhor não é assim. Jesus é absoluto. Ele é o único caminho que nos leva ao céu e ponto final. Não há outro meio, outra forma.

 

Ele é o caminho para a sua cura, o caminho para a restauração da sua família, o caminho para a libertação de vícios e mentiras.

É bem verdade que este caminho é estreito, enquanto o caminho que conduz à perdição é largo e espaçoso (Mt.7:13). Mas não tem jeito, se quisermos encontrar verdadeira paz e harmonia, só buscando a face Dele, só vivendo Nele e para Ele.

 

A VERDADE

Jesus é a verdade. Ele não é simplesmente verdadeiro, Ele é a própria verdade. Tudo o que se move fora Dele é mentira e engano.

 

Às vezes somos tentados a achar que aquilo que vemos com os nossos olhos é a verdade. Mas quem aqui já não foi enganado pelos próprios olhos. Viu algo, mas, de repente, se deu conta de que não era bem assim como tinha visto.

 

Alguém que anda numa estrada e vê duas montanhas, às vezes acha que elas estão bem próximas uma da outra, mas, quando chega perto, percebe que há um imenso vale entre uma e outra. A verdade não está naquilo que vemos, mas naquilo que cremos.

 

Muitos estão crendo em mentiras e, por isso, estão transformando verdade em engano. Estão crendo, por exemplo, que o dinheiro vai lhes trazer felicidade e por isso vivem em busca de riquezas. Outros estão crendo que só encontrarão alegria fora do casamento, e  por isso estão arruinando suas famílias.

 

Outros acreditam que não poderão ser felizes se pararem de beber ou de usar drogas. Irmãos, se alguém acreditar que ovo frito é muito bom, comerá ovo frito com muita alegria. Em que você realmente crê?

Jesus é a verdade, mas você precisa crer Nele. Ele não mudará em nada se você não crer Nele, mas você pode ter toda a sua vida transformada a partir do momento que colocar toda a sua fé Nele. Fé não só para a salvação, mas para todos os momentos da vida.

 

A VIDA

Jesus é a vida. Fora Dele só há morte e desilusão.

 

Deus nos deu o fôlego de vida, o diabo não tem esse poder. O maligno pode oferecer muitas coisas ao ser humano, mas nunca poderá oferecer verdadeira vida.

 

A árvore da vida, que estava no jardim do Éden, é um símbolo para o Senhor (Gn.2:9). Quem comer do seu fruto, jamais morrerá. Ele veio para nos dar vida e vida em abundância, mas quem quiser experimentar desta vida tem que se alimentar Dele.

 

Como nos alimentamos de Jesus? Lendo a sua Palavra, porque “não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus” (Mt.4:4). Quando nos enchemos da palavra de Deus, nos enchemos da vida do Messias. Ele é o verbo, a palavra. E a palavra se fez carne e habitou entre nós (Jo.1:14).

 

Quer experimentar a vida de Deus? Medite na sua palavra dia e noite, em todo o tempo.

 

Amados, esse é um tempo sobremodo excelente para o Senhor se revelar a nós. Mesmo quando achamos que já o conhecemos o suficiente, Ele pode nos surpreender, mostrando coisas novas a respeito Dele mesmo para nós.

 

Busque ao Senhor nesta hora, e deixe que o Espírito Santo, o Espírito da verdade, te revele a essência do Messias. Isso pode mudar toda a sua história.

 

No amor do Senhor,

 

Pr. Candido Junior

 

 

PERGUNTAS PARA A REFLEXÃO CELULAR:

  • Jesus é o Caminho. Por quais caminhos você tem buscado alegria e paz? Será que há caminhos tortuosos em sua vida?

  • Jesus é a Verdade. Em que você tem depositado a sua fé e esperança? Será que há enganos que você tem acreditado com se fossem verdade?

  • Jesus é a Vida. O que você fará, a partir de hoje, para viver a verdadeira vida que Ele oferece?

Todos os direitos reservados a Igreja Missionária Manancial

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • MANANCIAL
  • MANANCIAL

Desenvolvido por PLENA PRODUÇÕES