05/07/2015

 

DEUS LEVANTA VALENTES LIBERTADORES ONDE NINGUÉM VÊ!
(Juízes 6.11-24)

 

 

Israel estava vivendo uma época de muitas dificuldades. No tempo do relato bíblico, Israel estava oprimido pelos midianitas há 7 anos, porque fizeram o que era mau perante o Senhor. Por causa do pecado da nação Deus entregou o povo nas mãos dos terríveis midianitas, que promoveram opressão, escravidão, medo, debilidade, terror, insegurança. Como toda opressão, aquela também serviu para mostrar a fraqueza do povo, que foi para a escuridão das covas e cavernas do medo (Jz 6.2). E foi justamente nesse contexto de opressão, medo e insegurança que Gideão foi confrontado e transformado pelo Senhor num valente libertador do seu povo.

 

FELIZMENTE DEUS NÃO VÊ COMO O HOMEM VÊ!

Aos seus olhos, por certo, Gideão não se via como um libertador do seu povo, como um homem valente e corajoso, que pudesse ser usado por Deus naquele contexto. É provável que nem os demais moradores de Israel o vissem como tal, bem assim, também não viam nenhum dos seus habitantes como valentes. O povo vivia debaixo de terrível opressão e a baixa-estima era a tônica na vida de provavelmente todos naquele momento. Assim, ninguém via a possibilidade de alguém se levantar para trazer livramento naquela situação e, por isso, clamaram a Deus.

 

Porém, é justamente quando a visão e o entendimento humanos paralisam e levam o homem para o campo das impossibilidades, que os olhos de Deus localizam aqueles que Ele vai usar para realizar Suas grandes obras na Terra. O fato é que Deus consegue ver os valentes no meio dos covardes, os libertadores no meio dos oprimidos e os viáveis no meio dos improváveis! Definitivamente Deus não vê como o homem vê! Aleluia!

 

Deus é capaz de ver o nosso grande potencial, apesar das nossas convicções contrárias e proibitivas. Gideão se via um medroso e covarde, mas Deus o via como um valente que Ele usaria para promover um grande livramento e para manifestar a Sua glória.

 

Nossas limitações estão na alma, mas o nosso grande potencial está no nosso espírito regenerado. Quem nasceu de novo, seu espirito foi vivificado, é nova criatura e adquiriu um potencial ilimitado!

 

Sabe por que Deus levanta valentes onde ninguém vê? Porque Ele não valoriza os relatórios negativos da alma humana; o que Deus valoriza é o grande potencial que Ele plantou em cada um de nós! Deus não espera que você esteja pronto para ser usado por Ele; o que Ele espera é que você esteja disponivel para ser transformado por Ele!

 

COMO DEUS TRANSFORMA COVARDES EM VALENTES LIBERTADORES?

Na oficina de Deus, segundo o texto bíblico, vemos pelo menos 3 ações divinas para formar um valente libertador.

 

1) O SENHOR QUER MUDAR NOSSOS PENSAMENTOS ERRADOS (v. 12-13)

As experiências externas podem afetar nossos pensamentos e conceitos. Gideão tinha um pensamento errado de si mesmo, porque a sua mente estava afetada pelo histórico de opressão que ele via. Por causa daquelas imagens, sua mente carregou-se de pensamentos terríveis e paralisadores. Muitos estão assim. Por causa das imagens de morte e destruição à sua volta (na família, finanças, sonhos, profissão etc), têm um pensamento errado de si mesmos.

 

Deus quer mudar seu conceito pessoal, seu pensamento pequeno e limitador. Ele quer mudar a imagem pessoal negativa que você tem. Nossa mente é carregada pelos nossos pensamentos e isto afeta o que dizemos, fazemos e esperamos.

 

O Deus Todo-Poderoso quer nos confrontar com nossos pensamentos pequenos. Então, hoje o Senhor chega até você e diz: “O Senhor é contigo homem (mulher) valente!” Ele quer que você pense como Ele pensa. Para Ele você é valente! Aleluia! Aos olhos do Senhor, os Seus escolhidos não estão sós, são fortes e vitoriosos. Enquanto você se imaginar um derrotado, fracassado, jamais será um valente libertador.

 

2) O SENHOR QUER DESATAR O NOSSO GRANDE POTENCIAL (v.14)

Por causa da opressão dos midianitas, Gideão se sentia impotente, fraco, incapaz. Seus pensamentos pequenos o limitavam e suas palavras o acorrentavam. Muitos estão assim, achando-se incapazes, mesmo na presença do Senhor. Não têm uma imagem de Deus tão clara, quanto têm da opressão que estão vivendo! Crêm mais no que vêm e ouvem dos opressores do que no que Deus lhes diz!

 

A verdade é que o Senhor que chama, também capacita para enviar! Ele é a sua força! Por isso nEle você pode todas as coisas! Por essa razão, hoje Ele vai a você e diz: “Vai nessa tua força e livra tua vida, tua casa, tua saúde, tuas células, tuas finanças, teus sonhos da mão dos opressores, porque sou Eu que estou te enviando!”

 

O Senhor é a sua força, por isso você pode tudo nEle que lhe fortalece (Fp 4.13). Não é no seu braço, mas no braço de poder e justiça de Deus! A Palavra de Deus e o Espírito Santo habitam em nós e isto faz toda a diferença! Dentro de cada cristão há um grande potencial que nosso Pai quer que flua para atrair a Sua glória.

 

3) O SENHOR QUER CONSOLIDAR A NOSSA NOVA IDENTIDADE (v.15-22)

A opressão faz as pessoas olharem para suas limitações, seu passado, sua condição social, financeira e intelectual e duvidarem de quem são em Cristo. Há momentos em que a opressão trará dúvidas quanto à identidade da pessoa em Cristo. Sou realmente nova criatura? Fui regenerado pelo Senhor? Sou realmente filho(a) de Deus? Tenho herança em Canaã? Sou vencedor?

 

Quem entra na dúvida quanto à sua identidade em Cristo, fragiliza a sua fé e se descredibiliza como valente e libertador de um povo. Deus quer usar você para promover grandes libertações no seu território. Porém o Senhor não diz que haverá vitória ou derrota por causa do seu passado ou da sua família. Ele diz: “Já que Eu estou contigo, ferirás os midianitas como se fossem um só homem!” Somos valentes e libertadores porque estamos com Ele. Quando estamos com Ele, valemos por milhares e a vitória é certa.

 

Creia que o Senhor quer usar você! Ele vê você como um valente e libertador de um povo. Talvez você se ache a pessoa menos capaz, mais tímida, mais covarde. Ainda assim Ele quer usar você! Aleluia! É claro que Ele sabe como você está, mas Ele quer colocar as mãos em você para transformá-lo num valente e libertador onde você estiver. Ele quer que você tome posição agora mesmo, para que o tempo da opressão e da escassez na sua vida, família, células, finanças e ministério seja encerrado de uma vez por todas! Dê um basta no relatório de derrota, medo, opressão e morte. Decida viver a plenitude da aliança com o Senhor. O Senhor nos diz: “Paz seja contigo! Não temas! Não morrerás!” Declare sobre sua vida e território a segurança, a paz e a vitória. Em nome de Jesus, levante-se para resgatar a sua herança das mãos dos opressores, sem medos, complexos, dúvidas.

 

 

No amor do Senhor do altar.

 

Aps Aurelio Jesus Santos e Susana M. B. Santos.

 

 

PERGUNTAS PARA A REFLEXÃO CELULAR:

  • Você está vivendo debaixo de algum nivel de opressão? Em que área de sua vida?

  • Das três áreas onde Deus mexeu na vida de Gideão, descritas na pastoral, em quais delas você precisa ser alcançado?

  • O que você efetivamente fará, a partir da agora, quanto a tornar-se valente libertador?

Todos os direitos reservados a Igreja Missionária Manancial

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • MANANCIAL
  • MANANCIAL

Desenvolvido por PLENA PRODUÇÕES