PERSEVERE! SE A ORAÇÃO É EFICAZ, A CHUVA CHEGARÁ!

 (1 Reis 18. 40-46)

 

            Oração é falar com Deus e se constitui numa das mais importantes disciplinas espirituais primordiais para o discípulo que quer crescer, amadurecer. Porque fomos chamados à unidade e à maturidade, é certo que alcançaremos conquistas inimagináveis, porque seremos introduzidos no território do sobrenatural de Deus. Por isso, a exemplo do que fez Elias no relato do texto bíblico, precisaremos perseverar na oração eficaz, na oração diferenciada que atrai o sobrenatural de Deus.

            Naquele tempo, Israel estava sob o reinado de Acabe, um rei que desagradou tremendamente ao Senhor (1 Rs 16.29-33). Por conta disto, o Senhor castiga Israel com a seca (1Rs 17.1). Três anos depois, o Senhor envia Elias novamente a Acabe para levar-lhe as boas novas: “darei chuvas sobre a terra” (1 Rs 18.1). Elias então convoca todo o povo e todos os 450 profetas de Baal e os 400 do poste-ídolo para o monte Carmelo, para um grande confronto, onde Deus manifestará a Sua glória e Seu poder (1Rs 18.19-40).

            Entretanto, como Deus não opera na ilegalidade, a Sua bênção não chegaria de qualquer jeito. Algumas coisas deveriam acontecer antes da bênção chegar: o altar da adoração precisava ser restaurado (1 Rs 18.30-32.a), o pecado precisava ser julgado (1 Rs 18.37-38), o povo precisava se quebrantar na presença do Senhor (1 Rs 18.39) e os profetas de Baal e do poste-ídolo precisavam ser julgados (1 Rs 18.40).

            Foi neste contexto que Elias voltou para o Carmelo para travar mais uma batalha sobrenatural (de oração e fé), para que as chuvas descessem sobre Israel.

 

COMO ORAR COM EFICÁCIA?

            Verificamos alguns pontos importantes relativos à pessoa que ora com eficácia:

 

a) DEPENDE DE TERMOS COMUNHÃO E HARMONIA COM DEUS:

            Oração eficaz é a que está baseada nos princípios e na vontade de Deus, porque quando oramos pelo que Deus quer fazer, já oramos com a certeza da resposta. Agora, como saber o que Deus quer e como viver os Seus princípios se não andarmos em harmonia e comunhão com Ele? Impossível!

            Como a oração eficaz é a que está em linha com o Senhor, precisamos ter uma vida de submissão e obediência à Sua voz, à Sua Palavra (1 Rs 17.2; 18.1). Obediência e submissão à Palavra de Deus são essenciais para amadurecermos e termos poder e eficácia na oração!

 

b) DEPENDE DE NÃO TERMOS PECADO NÃO CONFESSADO:

            O pecado separa o homem de Deus. Como conseguiremos orar ao Pai com eficácia, se estivermos separados dEle pelos nossos pecados? Nossa autoridade espiritual sai quando o pecado entra em nossa vida.

 

c) DEPENDE DE NÃO NOS ASSOCIARMOS ERRADAMENTE NA ORAÇÃO:

            Para orar com eficácia, antes só do que mal acompanhado. Elias subiu ao Carmelo sozinho para a batalha da oração (1 Rs 18.41-42).

            Por que, naquele momento tão importante, Acabe, que era o rei, foi dispensado pelo profeta? A resposta é simples: Elias não iria se associar em oração com alguém que não estivesse em linha com o Senhor. Afinal, Acabe era rei em Israel, mas era também um perverso a serviço de Jezabel.

            Há muita batalha desnecessária na vida de muitos discípulos bem intencionados na oração, simplesmente por causa das pessoas com quem se associam para orar. Que comunhão poderá haver entre a luz e as trevas?

 

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA ORAÇÃO EFICAZ:         

            Observando a maneira como Elias agiu na oração, vemos três características marcantes quanto à eficácia da oração:

 

a) ORAÇÃO COM OBJETIVO:

            Ele sabia o que Deus iria fazer, por isso foi claro. Elias queria chuva, porque Deus disse que a mandaria. Não foi vago, ele foi objetivo: “olha para a banda do mar”. Há momentos em que é preciso orar com objetividade, sem divagações e devaneios. Quem ora com eficácia, ora segundo o que está no coração de Deus!

 

b) ORAÇÃO PERSEVERANTE:

            Por sete vezes Elias mandou seu servo voltar os olhos para o mar, até que um sinal físico de resposta se manifestasse. Quem ora com eficácia sabe que Deus está no controle, por isso não desiste de orar por causa das primeiras respostas negativas! É uma questão de tempo e as respostas de Deus virão!

 

c) ORAÇÃO DE FÉ:

            Fé é a palavra que resume a oração eficaz! “Já se ouve o ruído de abundante chuva” – fisicamente não se via, nem se ouvia, mas ele cria!

            A oração da fé está baseada em Isaias 55.11: “Assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei”. Quem ora com eficácia crê que Deus é fiel para cumprir a Sua Palavra e, com ou sem os sinais físicos, persevera em liberar a palavra profética da resposta da oração. Aleluia! A oração eficaz é a oração profética, porque é a oração de fé!

            Concluindo, o Senhor tem nos chamado à maturidade e à unidade, com vistas a conquistarmos territórios inimagináveis. E você, que é da família Manancial, creia que está debaixo desta santa convocação do Senhor e, certamente, entrará no tempo do sobrenatural, no tempo dos milagres de Deus.

            Não há tempo a perder. Ajuste-se às prioridades de Deus, tome posição e mova-se na direção da sua conquista, da sua vitória, tanto na vida pessoal, como conjugal, familiar, ministerial etc. Ore com fé, objetividade e perseverança. As chuvas cairão sobre você e a sua terra!!!

 

            No amor do Senhor da Unidade e da Maturidade.

                                                                      

                                   Aps Aurelio Jesus Santos e Susana M. B. Santos. 

 

 

PERGUNTAS PARA A REFLEXÃO CELULAR:

1- Você é uma pessoa que ora com eficácia ou não? Explique.

2- Das características de uma oração eficaz descritas na pastoral, em qual delas você precisa crescer?

3- O que você efetivamente fará, a partir de agora, quanto a orar com eficácia?

 

DESTAQUE DA PASTORAL:

Quem ora com eficácia sabe que Deus está no controle, por isso não desiste de orar por causa das primeiras respostas negativas!

Todos os direitos reservados a Igreja Missionária Manancial

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • MANANCIAL
  • MANANCIAL

Desenvolvido por PLENA PRODUÇÕES