OS SONHOS DE DEUS NOS LEVAM PARA O PROPÓSITO!

                                                                                                       (Gn 37. 1-11) 
 
 Deus pode Se comunicar por meio de sonhos, imagens ou visões que Ele planta em nossos corações, a fim de que Seus projetos e desejos sejam realizados na Terra. Em vários episódios na Bíblia Sagrada vemos que Deus se comunicou com pessoas para que, por meio delas, pudesse mudar situações, pessoas, nações etc.  Deus não mudou e continua agindo assim em nossos dias. Vivemos dias muito especiais como Igreja do Senhor Jesus. O favor do Senhor tem nos alcançado de uma forma maravilhosa, surpreendente. Há uma grande expectativa nos nossos corações quanto à expansão do Reino do Senhor em muitos lugares. São dias de céus abertos, denunciando que há um “complô” no céu a nosso favor.  Muitos, que não nutriam esperança alguma quanto à vida pessoal, familiar, ministerial e financeira há alguns meses, estão literalmente vivendo as mudanças e sonhando com um futuro melhor, com mais significado. Outros já estão vivendo uma grande colheita em suas vidas; parece que o futuro para elas já chegou! Todas essas conquistas certamente começaram com o mover de Deus, gerando sonhos nos corações daqueles que, de alguma forma, buscaram a provisão divina para suprir as demandas à sua volta.  Os sonhos de Deus têm o poder de alavancar grandes mudanças na vida cristã, tanto no aspecto pessoal como no coletivo. Através dos sonhos gerados no coração de homens e mulheres, Deus pode promover grandes mudanças, não só na vida dos sonhadores, mas também na vida daqueles para os quais foram enviados. Por meio dos sonhos gerados no coração de homens e mulheres obedientes, o Senhor influenciou e literalmente mudou o destino de muitas famílias, povos e nações da Terra.  Deus está levantando uma geração de sonhadores que ousam sonhar os Seus sonhos e fielmente se deixar conduzir por eles! Certamente você faz parte desta geração que já faz diferença neste tempo das grandes conquistas. No entanto, há algumas peculiaridades relativas aos sonhos de Deus que precisamos avaliar, para que possamos nos deixar levar segura e prosperamente pelos caminhos que tais sonhos exigem. 
 
SEIS ASPECTOS RELEVANTES QUANTO AOS SONHOS DE DEUS.  

São inúmeros os aspectos que poderíamos avaliar em relação aos sonhos de Deus, sonhos que afetam a vida pessoal e coletiva da Igreja. Considerá-los de forma sábia e buscar vivenciá-los é primordial para o nosso êxito. Veremos seis desses aspectos relevantes. 
 
1- OS SONHOS DE DEUS VÊM NA CONTRAMÃO DAS NOSSAS REALIDADES.  

Em geral, os sonhos de Deus vêm na contramão das circunstâncias que nos cercam. Eles vêm para confrontar a nossa realidade existencial, aquilo que está estabelecido como algo concreto em nosso contexto. Quando Abraão e Sara receberam o sonho de gerar Isaque, o precursor da nação de Israel, ambos eram muito idosos para 
terem filhos, além do fato de que Sara era esteril! Leia Gênesis 21-1-7. O sonho do é possível de Deus veio na contramão das impossibilidades humanas que eles tinham.  Sempre que Deus quer mudar uma realidade circunstancial, na vida de alguém ou de uma coletividade, Ele simplesmente gera um sonho no sentido contrário no coração de alguém! Com que tipo de “absurdos”, aos olhos humanos, Deus está levando você a sonhar? Deus está levando você a sonhar com algumas “aberrações ilógicas” ou impossibilidades humanas? Então prepare-se para entrar no tempo do é possível de Deus, no tempo da realização do sobrenatural de Deus em sua vida e em sua geografia. Chegou o tempo dos desafios de Deus para você! 
 
2- OS SONHOS E O SOBRENATURAL DE DEUS ANDAM JUNTOS.
 

Os sonhos de Deus sinalizam para a manifestação dos milagres de Deus. Nenhum sonho de Deus poderá ser realizado sem a presença dEle. Afinal, sonho que se pode realizar sem o sobrenatural de Deus é sonho de homens e não sonho de Deus.  Só por meio de um milagre Abraão e Sara poderiam gerar um filho. O sonho de Deus para eles dependeria de uma intervenção miraculosa de Deus em suas vidas. Os sonhos de Deus são sobrenaturais; eles vêm para desmontar as realidades circunstanciais, limitantes e restritivas em torno de nós e construir os projetos e desejos que estão no coração dEle a nosso respeito. Por isso, ao acolhermos os sonhos de Deus e buscarmos a realização deles, precisamos nos preparar para entrarmos na rota dos milagres de Deus. Aleluia! 
 
3- OS SONHOS DE DEUS MEXEM COM NOSSAS PRIORIDADES.  

Como mexem com nossas prioridades, os sonhos de Deus promovem uma mudança na nossa rotina pessoal. Quem não estiver disposto a mudar de hábitos, não poderá entrar na rota da realização dos sonhos de Deus. Os sonhos de Deus não mexem só com as circunstâncias e realidades adversas à nossa volta: eles precisam mexer com a nossa realidade pessoal, com nossos valores e paradigmas. Primeiro eles precisam influenciar nossos pensamentos, palavras e atitudes. Eles precisam ser tão fortes e intensos dentro de nós, que passarão a ditar as regras e gerar novos hábitos em nossas vidas.  Um sonho que não nos leva a reavaliar prioridades, nem influencia a nossa rotina pessoal, não é de Deus ou não o valorizamos como tal. A verdade é: um sonho de Deus só influenciará um determinado contexto significativamente, se puder influenciar significativamente a nossa vida, ao ponto de mudar a nossa rotina de vida! Quem não ajusta a sua vida ao sonho de Deus, jamais viverá plenamente os sonhos de Deus. Foi assim quando Elias chamou Eliseu para sucedê-lo (leia 1 Reis 19.16-21 e 2 Reis 2.1-14). Eliseu alterou suas prioridades para seguir Elias e, enfim, receber a unção profética e ver o sonho de Deus se realizando em sua vida.   4- O SONHOS DE DEUS EXIGEM FÉ SOBRENATURAL.  Como os sonhos de Deus são sobrenaturais, eles exigem fé sobrenatural para se cumprirem. Exigem fé sobrenatural: para superarmos as circunstâncias adversas, para esperarmos pelo cumprimento dos propósitos de Deus com aqueles sonhos e para 
vencermos os adversários, que se levantam para que os sonhos de Deus nunca se realizem.  Sem a fé sobrenatural facilmente se pode perder o foco da realização do sonho. Fé sobrenatural é a confiança plena no Deus do sobrenatural; é a fé que nos faz obedecer ao Senhor e gera a expectativa de que o milagre, o sobrenatural de Deus acontecerá, mesmo num contexto adverso. Foi a fé que Elias demonstrou quando o Senhor disse que o alimentaria através dos corvos, no tempo da grande seca em Israel (leia 1 Reis 17.1-6).  
 
5- OS SONHOS DE DEUS EXIGEM OBJETIVOS COERENTES E BONS PLANOS DE AÇÃO
.  

A falta de objetivos claros e coerentes é uma das principais causas do insucesso de muitas pessoas, inclusive na vida ministerial. Os sonhos de Deus exigem praticamente tudo de nós: tempo, energia, amor. Sem objetivos, dificilmente alguém poderá traçar planos de ação eficientes. 
 
6- OS SONHOS DE DEUS SUSCITAM ADVERSÁRIOS PODEROSOS.  

Não importa qual seja o sonho a ser realizado, sempre encontraremos oposição. A oposição pode vir inclusive da nossa própria família. Neemias encontrou oposição infernal, que surgiu repentinamente, quando recebeu o sonho de Deus de reconstruir os muros de Jerusalém.   Entretanto, a maior oposição não vem de fora, mas de dentro do sonhador. Nossos maiores adversários estão dentro de nós, na nossa alma, estão ligados à nossa carnalidade. São nossos paradigmas, conceitos, valores e fortalezas mentais que nos inviabilizam como sonhadores que realizam os propósitos de Deus. Precisamos nos vencer para progredirmos na construção dos projetos de Deus. Precisamos de libertação dessas estruturas paralisantes e de cura das feridas e traumas que nos imobilizam como sonhadores de Deus. Sem uma renovação de mentalidade dificilmente os sonhos de Deus nos levarão para a realização do nosso propósito em Deus.   Através de Seus sonhos o Senhor Se comunica com Seus servos e, por meio destes sonhadores, realiza Seus projetos e desejos em nossa vida e contexto. Os sonhos de Deus não se prestam para a promoção pessoal, mas para a manifestação sobrenatural da Sua vontade e da Sua glória. Vivemos tempos difíceis e desafiadores, tempos propícios para que se levantem os sonhadores de Deus, que realizam as mudanças que o Senhor quer implementar.  Você é alguém que Deus quer usar neste tempo para que Seus projetos se cumpram, tanto na sua vida pessoal, como familiar, ministerial etc. Decida viver integralmente os sonhos que Deus plantou em sua vida e verá as maravilhas de Deus se cumprindo em você e através de você. Receba e viva os sonhos de Deus; decida ser um agente do sobrenatural de Deus, em nome de Jesus. 
 
 No amor do Senhor da família. 
 
   Aps Aurelio Jesus Santos e Susana M. B. Santos. 
 
PERGUNTAS PARA A REFLEXÃO CELULAR: 1- Você se considera uma pessoa que tem sonhos de Deus? 2- Qual o propósito de Deus para sua vida? Você está realizando esse propósito? 3- Dos seis aspectos relevantes relativos aos sonhos de Deus descritos na pastoral, em quais deles você precisa se firmar? 4- O que você efetivamente fará para se tornar uma pessoa sonhadora em Deus que caminha na direção do propósito de Deus para a sua vida?

Todos os direitos reservados a Igreja Missionária Manancial

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • MANANCIAL
  • MANANCIAL

Desenvolvido por PLENA PRODUÇÕES